Topo

Quem é o 'gringo desconhecido' usado pelo Inter para suprir carência

Zagueiro Yonatthan Rak, 22 anos, estava no Inter B desde julho do ano passado - Reprodução/Snapchat
Zagueiro Yonatthan Rak, 22 anos, estava no Inter B desde julho do ano passado Imagem: Reprodução/Snapchat

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

26/06/2016 06h00

Luis Manuel Seijas e Ariel Nahuelpan são reforços do Internacional, estrangeiros e bem conhecidos. Yonatthan Rak não. Com Paulão lesionado e Leandro Almeida em retreinamento, o clube gaúcho promoveu outro gringo para suprir a carência. O uruguaio, desconhecido por jogar no time B, será suplente de Alan Costa e Ernando pela segunda vez. Contra o Botafogo, poderá ser usado em caso de necessidade.

Aos 22 anos, Rak está no Beira-Rio desde julho do ano passado, no chamado Inter B. Com apenas dois zagueiros à disposição, Argel Fucks pediu para que o melhor da posição fosse promovido. Surgiu o uruguaio, nascido em Montevidéu.

Yonatthan Rak é fruto do projeto de abertura da base do Inter para estrangeiros. Em 2014, o clube contratou outro zagueiro uruguaio: Joel Bregonis. Ainda buscou jovens de Argentina, Chile, Paraguai e Colômbia para testes.

Ex-jogador do Miramar Misiones, que disputa a segunda divisão uruguaia, Rak chamou atenção do Inter por três características: ser ambidestro, alto (1,88m) e técnico. No time B rapidamente virou líder, capitão.

Além disso, o uruguaio pode atuar também como lateral. Tem boa tomada de decisão de bola longa. Também possui no currículo cobranças de falta e de pênaltis.

Mesmo com o ótimo cartaz na base, a ascensão para o time principal foi longa. Tanto que sua ficha ainda consta no time B. E são raras as fotos do jogador com a camisa do Inter. No BID (Boletim Informativo Diário) da CBF, o vínculo de Rak com o Colorado vai até 12 de julho.

As alternativas defensivas do Inter passaram por mudanças nas últimas semanas: Réver foi emprestado ao Flamengo e Leandro Almeida chegou do Palmeiras. E quando questionados sobre o número reduzido de opções (quatro, quando ninguém estiver lesionado), os dirigentes lembram da base. Eduardo, cedido ao Náutico, estava fora da lista. Rak era o nome citado indiretamente.

Depois do empate por um gol no Couto Pereira, o Internacional perdeu mais dois jogadores: Danilo Fernandes, que desfalcará o time em seis jogos, e Aylon, fora de combate por três semanas. Vitinho, com terceiro amarelo, também não jogará diante do Botafogo.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X BOTAFOGO

Data e hora: 26/06/2016, às 16h (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG)

INTERNACIONAL: Muriel (Jacsson); William, Alan Costa, Ernando e Geferson; Fabinho, Rodrigo Dourado, Anderson, Gustavo Ferrareis, Andrigo (Mike); Eduardo Sasha
Técnico: Argel Fucks

BOTAFOGO: Sidão; Luis Ricardo, Renan Fonseca, Emerson Silva e Diogo Barbosa; Airton, Bruno Silva, Victor Luis (Yaca) e Camilo; Ribamar e Neilton (Luís Henrique)
Técnico: Ricardo Gomes