Topo

Atlético-MG pode perder o capitão, o camisa 10 e outros três de graça

Leonardo Silva tem contrato com o Atlético-MG somente até dezembro - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Leonardo Silva tem contrato com o Atlético-MG somente até dezembro Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

01/07/2016 15h37

Por lei os jogadores de futebol podem assinar pré-contrato com outras equipes com seis meses de antecedência. Entre os 32 jogadores do Atlético-MG, cinco se encontram nesta situação. Ficam sem vínculo com o clube mineiro no final de dezembro e já pode firmar acordo com outras agremiações, a partir desta sexta-feira.

Entre os cinco jogadores que o Atlético pode perder de graça, estão dois titulares da equipe do técnico Marcelo Oliveira. O zagueiro Leonardo Silva e volante Leandro Donizete. Ambos ficam sem contrato em dezembro. O mesmo acontece com o meia Dátolo, o dono da camisa 10 do Atlético, desde a saída de Ronaldinho Gaúcho. A lista é completada por dois jogadores reservas. O goleiro Giovanni e o zagueiro Edcarlos.

Com quase seis anos de clube e bastante identificado ao Atlético, o zagueiro Leonardo Silva é o que tem a situação menos complicada. Aos 37 anos, o defensor não esconde seu desejo de encerrar a carreira com a camisa atleticana. A dúvida fica sobre quando isso vai acontecer. Portanto, caso seja desejo de Leonardo Silva, o vínculo deve ser renovado por mais algum tempo.

Já as situações de Dátolo e Leandro Donizete são um pouco mais complexas. Ambos são jogadores observados por outras equipes. Aos 34 anos, Leandro Donizete já teve o nome especulado por Palmeiras, Coritiba e Santos, nos últimos meses. No Atlético desde 2012, o volante é outro que tem a preferência por seguir na Cidade do Galo.

Se Leonardo Silva e Leandro Donizete são titulares, Dátolo perdeu espaço nos últimos meses. Além da chegada do equatoriano Cazares, o argentino tem convivido como uma série de lesões. Tanto que são apenas quatro partidas em 12 do Atlético neste Campeonato Brasileiro. Todas entrando na etapa final.  Aos 32 anos e com desejo de voltar ao Boca Juniors, Dátolo tem a situação mais complicada. Tanto pelo lado do jogador, quanto pelo lado do clube.

Além dos jogadores citados, outros que fica sem contrato em dezembro é o volante Júnior Urso. Mas esse está emprestado ao Atlético pelo Shandong Luneng, da China. Caso seja interesse do clube mineiro manter o jogador, vai ser preciso negociar com os chineses. O vínculo de Urso com o Shandong Luneng vai até o final de 2017.