Topo

Evolução de Jesus passa por cautela da época de Oswaldo de Oliveira

Oswaldo de Oliveira "segurou" Gabriel Jesus no início do Brasileiro - Julia Chequer/Folhapress
Oswaldo de Oliveira 'segurou' Gabriel Jesus no início do Brasileiro Imagem: Julia Chequer/Folhapress

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

01/07/2016 07h03

Artilheiro do Campeonato Brasileiro com nove gols, Gabriel Jesus alcançou o ponto mais alto da meteórica carreira, iniciada somente no ano passado. Nome mais comentado da atualidade no Palmeiras, o jovem de apenas 19 anos demorou alguns meses a emplacar. No entanto, hoje, essa ponderação sobre a revelação é vista de maneira positiva.

Principal líder do elenco palmeirense, o goleiro Fernando Prass fez questão de relembrar a postura de Oswaldo de Oliveira, técnico palmeirense responsável pela promoção do camisa 33, no início do ano passado. Toda a cautela do antigo treinador mereceu elogios do veterano de 37 anos.

“Temos de dar mérito ao Oswaldo. Ele soube trabalhar bem aquela ansiedade, se fosse pela torcida e pela imprensa o Gabriel seria titular naquela época. Ele estava passando do juvenil para o profissional. É quase outro esporte de contato físico, qualidade e o Oswaldo deu o tempo”, declarou Prass, que recordou da ansiedade do atacante.

“Ele demorou para fazer gol, as jogadas não fluíam, estava ansioso. Ele evoluiu muito e muito rápido. Pelo que conheço da personalidade dele, ainda vai evoluir muito”, apostou.

Em pouco mais de 18 meses de carreira, Gabriel Jesus evoluiu rapidamente. De promessa na Academia de Futebol, ele se tornou a solução. Tanto que desperta a cobiça de grandes clubes europeus como Barcelona e Bayern de Munique; o jovem é monitorado pelos catalães desde o início do ano passado.

Na visão de Fernando Prass, a fase torna o atacante, tão precoce, uma referência do futebol nacional – pelo menos na artilharia, Jesus lidera com nove gols, um a mais do que Grafite, do Santa Cruz.

“Claro que sim, se ele não é o goleador está entre os goleadores do Brasileiro. A gente vê Rafael Moura, Grafite, não lembro mais quem...jogadores de mais de 30 anos e o garoto tem 19. Ele tende a melhorar alguns aspectos que tem deficiência, mas sem dúvida nenhuma o Gabriel deixou de ser uma aposta e é uma grande realidade”, encerrou.