Topo

Efeito Cazares: aproveitamento do Atlético vai de 16% para 89% com o meia

Cazares tem seis gols em seis rodadas disputadas neste Campeonato Brasileiro - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Cazares tem seis gols em seis rodadas disputadas neste Campeonato Brasileiro Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

02/07/2016 06h00

“Fica muito claro a necessidade de um armador, fica um vazio diante dos volantes, isso traz um problema de armação para chegar com menos sofrimento”, declarou Marcelo Oliveira, o técnico do Atlético-MG, após a derrota para o Internacional, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.

Naquele momento, o Atlético completava sete jogos sem vitórias e estava dentro da zona do rebaixamento, na 18ª colocação. Das sete rodadas sem triunfos, em seis a equipe alvinegra não contou com o meia Cazares, que estava com a seleção equatoriana, nos Estados Unidos, para a disputa da Copa América Centenário.

Sem o meia, o aproveitamento do Atlético foi de apenas 16%. Em seis rodadas foram três empates e três derrotas. Cazares retornou contra a Ponte Preta, após a eliminação do Equador, nas quartas de final, para os Estados Unidos. Depois de um esforço feito pela diretoria atleticana, o jogador estava em campo na manhã do dia 19 de junho, menos de 60 horas após a queda da seleção equatoriana na Copa América.

Já são quatro vitórias seguidas, que tiraram o Atlético da zona do rebaixamento e colocaram o clube mineiro a um ponto do G4. Na sétima colocação, o Atlético pode terminar a 13ª rodada entre os quatro primeiros colocados, desde que vença o Figueirense, em Florianópolis, e conte com tropeços de Santos e Flamengo. E para vencer o duelo no Orlando Scarpelli, neste domingo, o Atlético vai ter Cazares.

“O Cazares está muito bem, é um jogador que conversamos para dar força, para dar confiança, porque ele é muito hábil, muito criativo”, comentou o treinador atleticano.

E Marcelo Oliveira tem toda a razão para ressaltar a importância de Cazares para o Atlético. Se na ausência do equatoriano foram apenas três pontos conquistados, nas seis partidas em o camisa 11 atuou no Brasileirão o Atlético conquistou 16 dos 18 pontos possíveis. Aproveitamento de 89%.

Os números individuais também impressionam. Mesmo com Robinho e Fred no elenco, é Cazares o artilheiro do Atlético no Brasileirão. O meia não marcou somente diante do América-MG, mas já soma seis gols e três assistências. Para quem sonha com o título, Cazares pode ser uma peça fundamental para o Atlético.

Jogos do Atlético com Cazares

Atlético 1x0 Santos
Atlético-PR 1x1 Atlético
Atlético 3x0 Ponte Preta
Atlético 2x1 Corinthians
América-MG 1x0 Atlético
Atlético-MG 5x3 Botafogo

89% de aproveitamento com 16 pontos conquistados em 18 disputados

Jogos do Atlético sem Cazares

Atlético 0x3 Grêmio
Vitória 1x1 Atlético
Atlético 1x1 Fluminense
Sport 4x4 Atlético
Atlético 2x3 Cruzeiro
Internacional 0x2 Atlético

16% de aproveitamento com 3 pontos conquistados em 18 disputados