Topo

'Rendimentos surpresa' fazem Grêmio reduzir velocidade por reforços

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

04/07/2016 11h00

O Grêmio acreditava em seus jogadores, mas não esperava tanto. O rendimento da zaga reserva e até mesmo de Douglas em partidas recentes faz o Tricolor reduzir a procura por reforços. Adotando discurso de 'manter os olhos no mercado', o time azul, branco e preto não pretende fazer loucuras para fechar negócios e recua com pedidas mais altas. 

"Time grande está sempre prospectando jogadores, seja para curto, médio ou longo prazo. Quando identificamos que precisamos de determinada posição, é porque também analisamos o que pode acontecer na janela de transferências. Temos que estar sempre nos atualizando, mas os jogadores que tenho podem me dar este nível de jogo quando precisamos", disse Roger Machado após a vitória por 1 a 0 contra o Internacional. 
 
 
O Grêmio não esperava uma resposta tão boa, principalmente dos zagueiros. A direção abria publicamente o interesse em jogadores vindos do exterior. E o filtro de oferecidos foi sendo reduzido até chegar a dois atletas: Emmanuel Mas e Walter Kannemann. O primeiro, contudo, é alvo também de clubes da Europa e o San Lorenzo quer esperar melhores ofertas. Já o segundo fez uma pedida salarial muito alta e assustou o clube.
 
Mas agora, com o bom rendimento, a procura irá recuar. Não há perspectiva nem a intenção de acertar-se rapidamente com alguém. 
 
"O Grêmio está em busca de reforços. Mas vimos hoje que os atletas que temos dão conta do recado. Isso não quer dizer que vamos parar de buscar, mas estamos bem servidos", explicou o presidente Romildo Bolzan Júnior. "Se não for estes (Kannemann e Mas), podem ser outros. Estamos em fase de negociação", completou. 
 
Outro que surpreende pelo bom rendimento é Douglas. Depois de frequentar o banco de reservas ao fim do primeiro semestre e ser rotulado de insuficiente depois das quedas no Gauchão e na Libertadores, o 'Maestro' está em alta pelo bom futebol dos últimos compromissos. Tanto que Miller Bolaños, a principal contratação do clube nesta temporada, está sendo mantido na reserva. 
 
"Temos que cuidar bem dos nossos velhinhos porque bem descansados sabemos que é isso que ele pode nos oferecer. A durabilidade da carreira do jogador que atua no Brasil é reduzida, sem dúvida. Ela é 30% menor que um jogador que atua fora, por conta do desgaste e da série muito grande de jogos. Poupamos o Douglas contra o Atlético-PR para interromper a sequência. E sabemos que ele descansado tem um nível de trabalho que pode nos dar o que tem apresentado", completou Roger. 
 
Também era cogitado investimento em um armador, algo que sequer é citado entre os dirigentes atualmente. 
 
No domingo, o Grêmio venceu o Internacional por 1 a 0. O próximo compromisso do Tricolor será diante do Figueirense, no próximo final de semana, na Arena. Os jogadores receberam até quarta-feira de folga.