Topo

Dorival celebra retorno de Ricardo Oliveira ao Santos: "Fundamental"

Do UOL, em São Paulo

17/07/2016 06h00

Recuperado de uma lesão no joelho que o afastou dos gramados por mais de dois meses, Ricardo Oliveira repetiu, antes da partida contra a Ponte Preta, que seu primeiro objetivo no retorno ao Santos era recuperar a titularidade da equipe. A "sombra" do centroavante Rodrigão, autor de três gols em cinco partidas, preocupou o veterano, que agora vê o elenco alvinegro "muito rico em matéria humana, qualidade".

Apesar da falta de ritmo de jogo, Ricardo Oliveira participou de lances fundamentais para a construção da vitória por 3 a 1 contra a Ponte Preta, ontem, na Vila Belmiro. Após um primeiro tempo discreto, o centroavante de 36 anos trabalhou para que seus companheiros brilhassem na segunda etapa. Ele deu a assistência para o gol de Vitor Bueno e dividiu a bola que sobrou para que Gabigol balançasse as redes.

Em uma entrevista coletiva marcada pela irritação em razão da possibilidade de saída de Gabigol e Lucas Lima, Dorival só abandonou o tom duro nas palavras para exaltar Ricardo Oliveira. O treinador não economizou elogios ao jogador e avaliou que o papel do centroavante para a equipe é “fundamental”.

"Todos percebem os movimentos do Ricardo, o poder de definição, o poder de liderança que ele tem dentro de um elenco. Além de ser muito bom na função que executa, ele tem uma participação direta no nosso grupo de trabalho. Ele é fundamental. Apareceu a situação da China, que eu sei que seria muito boa para ele, e, na sequência, o gol do título do Campeonato Paulista mostrou o valor de uma contratação mantida", afirmou o treinador, lembrando o gol diante do Audax, na decisão do Estadual, no início de maio.

A empolgação de Dorival com Ricardo Oliveira não se estende ao futuro da equipe, caso o Santos não evite as saídas de Lucas Lima e Gabigol. Na opinião do técnico, a briga por G4 ou título do Brasileiro está condicionada à permanência das principais peças da equipe.

"Isso é relativo. Se a equipe continuar como está, pode ter certeza que teremos coisas boas. Agora, quando você passa a perder as qualidades da sua equipe, passa a lutar por outras coisas", disse.