Topo

Corinthians se aproxima de tropeços de 2015 em apenas meio campeonato

Guilherme Palenzuela e José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

18/07/2016 06h00

'Caiu em Itaquera, já era'. O lema tão enaltecido pelo torcedor, em virtude do dos números expressivos do Corinthians na Arena, perdeu força na edição de 2016 do Campeonato Brasileiro. Em menos de um turno, o clube de Parque São Jorge está a uma derrota de deixar escapar o mesmo número de pontos do que em toda edição da Série A no ano passado.

No ano do hexacampeonato nacional, o Corinthians obteve um aproveitamento de 87% jogando na Arena. Foram 15 vitórias, dois empates (1 a 1 contra Grêmio e Avaí) e apenas uma derrota (2 a 0 para o Palmeiras). Também houve uma vitória por 1 a 0 sobre a Chapecoense em Araraquara, quando o time paulista cumpriu punição de perda de mando de campo.

Os sete pontos desperdiçados na Arena em toda uma temporada contrastam com o atual aproveitamento corintiano. São quatro pontos perdidos em casa em 24 possíveis, e logo contra adversários de peso.

TABELINHA: GRITOS DE "BURRO" PARA CRISTÓVÃO MOSTRAM COMO SERÁ O ANO DO CORINTHIANS, DIZ PVC; OUÇA

O primeiro tropeço corintiano como mandante veio logo na abertura do Campeonato Brasileiro: 0 a 0 com o Grêmio de Roger Machado, que disputa com o clube de Parque São Jorge e o Palmeiras as primeiras posições da competição nacional.

Agora veio o 1 a 1 conta o São Paulo, que pela primeira vez roubou pontos em Itaquera, e justamente no recorde de público do estádio no Brasileiro deste ano. Foram 42.099 pessoas no estádio localizado na Zona Leste paulistana.

Antes desde domingo, o arquirrival tricolor fora derrotado nas quatro visitas à Arena, com direito a um saldo de 13 a 3 para o Corinthians antes deste domingo - número engordado depois do histórico 6 a 1 do último Campeonato Brasileiro.

O segundo tropeço como mandante afastou o Corinthians da primeira posição ao final da 15ª rodada da Série A. O Palmeiras venceu o Internacional por 1 a 0, em pleno Beira-Rio, e alcançou os 32 pontos, três a mais do que a equipe comandada por Cristóvão Borges.

O Corinthians, no entanto, terá pouco tempo para se lamentar e evitar uma queda ainda maior como mandante. O próximo compromisso, diante do Figueirense, no próximo sábado, também ocorrerá na Arena.