Topo

Cleiton Xavier vive 'melhor momento' no Palmeiras e tira lições de 2009

Cleiton Xavier foi utilizado em 12 das 15 rodadas de Campeonato Brasileiro - Cesar Greco/Ag Palmeiras
Cleiton Xavier foi utilizado em 12 das 15 rodadas de Campeonato Brasileiro Imagem: Cesar Greco/Ag Palmeiras

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

20/07/2016 12h52

Cleiton Xavier recebeu uma nova chance na carreira de alcançar o topo do futebol nacional. Em 2009, o meia também vestia a camisa 10 quando o Palmeiras fracassou na reta final pelo título do Campeonato Brasileiro. Único remanescente daquela queda inesperada de rendimento que custou o título, o jogador tirou para si as lições pela frustração vivida.

"Sabemos que o campeonato não se define agora, em dezembro que será definido. Todos os outros não estavam naquele ano, então eu tiro como lição sem dúvida nenhuma. Converso com alguns para que se mantenham como estão, isso é importantíssimo para que a gente mantenha a concentração até o final", afirmou o meia.

Uma das lições tomadas por Cleiton condiz com a preparação física. O jogador superou o antigo trauma das lesões e engatou uma sequência inédita no Palmeiras de Cuca.

Das 15 rodadas disputadas de Campeonato Brasileiro, Cleiton Xavier esteve à disposição de Cuca em 13 - foi utilizado em 12 partidas, ficou fora apenas no clássico da última terça-feira contra o Santos.

São cinco assistências, número que o coloca como o segundo no ranking deste Campeonato Brasileiro; apenas Dudu (seis), companheiro de Palmeiras, supera Cleiton Xavier neste quesito.

As estatísticas reforçam o pensamento de que o atual momento é o 'melhor' de Cleiton Xavier com a camisa do Palmeiras. "Sem dúvida nenhuma é o meu melhor momento fisicamente e tecnicamente também. Essa sequência que estou tendo está dando um parâmetro legal", comemorou o camisa 10 da equipe de Cuca.

Cleiton Xavier participou do treino técnico comandado por Cuca, que retomou às atividades depois de passar a terça-feira em Curitiba, em virtude de problemas particulares. O Palmeiras treina novamente na manhã desta quinta-feira para o compromisso de domingo, às 11h (de Brasília), contra o Atlético-MG, no Allianz Parque.