Topo

Poka-saudade: Valdívia volta a ser titular do Inter após oito meses

Valdivia volta a ser titular do Inter e dá esperanças ao ataque do time - Alexandre Lops/Internacional
Valdivia volta a ser titular do Inter e dá esperanças ao ataque do time Imagem: Alexandre Lops/Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/07/2016 16h00

Valdívia está de volta. Oito meses após se lesionar defendendo a seleção olímpica do Brasil em amistoso, o meia-atacante carismático reassume condição de titular no Internacional. E sem vencer há sete partidas, o clima positivo gerado pelo regresso anima os colorados para o duelo contra a Ponte Preta, neste domingo, às 11h (horário de Brasília), em Campinas. 

O 'Pokopika', como Valdívia se intitula nas redes sociais, carrega carinho dos colorados. É celebrado por onde passa e deixou saudades enquanto esteve fora. A rotina de treinamentos e recuperação da cirurgia no joelho realizada em novembro do ano passado foi dura e só aumentou a expectativa pelo retorno. 
 
Enquanto esteve fora, o jogador manteve a relação com os aficionados através de vídeos nas redes sociais, respondendo a todos e prometendo sempre retomar a boa fase que vivia quando se lesionou. Era titular absoluto, cotado para receber propostas da Europa e nome entre os mais badalados da seleção olímpica. Acabou, por força do período afastado, ficando entre os suplentes do time nacional e só disputara os Jogos do Rio de Janeiro se alguém for cortado. 
 
Mas a alegria pelo regresso se viu já durante a semana. Valdívia conseguiu a melhor forma física após entrar nas últimas partidas disputando sempre poucos minutos. "Esperávamos muito a volta dele. É um grande jogador", elogiou o zagueiro Paulão. "Ele só vai retomar o ritmo jogando. Trabalhou bem durante a semana", completou o técnico Paulo Roberto Falcão. 
 
Curiosamente, o último jogo de Valdívia pelo Internacional foi exatamente contra a Ponte Preta. Em 7 de novembro, ele participou do lance do gol da vitória, marcado por Vitinho. Oito dias depois, pela seleção, se lesionou em amistoso contra os Estados Unidos.
 

Inter precisa de gols

A volta de Valdívia dá esperanças ao ataque vermelho. Sem marcar há quatro jogos e sem vencer há sete, o Colorado busca recuperação na classificação do Brasileiro. Será o segundo jogo do técnico Paulo Roberto Falcão no comando do time. Na estreia, derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, em Porto Alegre. 
 
FICHA TÉCNICA
PONTE PRETA X INTERNACIONAL
Data e hora: 24/07/2016 (Domingo), às 11h (Brasília)
Local: estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Henrique Correa e Thiago Neto Farinha (ambos do RJ)
PONTE PRETA: João Carlos, Nino Paraíba, Douglas Grolli, Fábio Ferreira e Reinaldo; João Vitor, Wendel e Maycon (Galhardo); Rhayner, Clayson e Roger.
Técnico: Eduardo Baptista
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; Fabinho, Paulão, Ernando e Geferson; Fernando Bob, Anselmo, Gustavo Ferrareis, Valdívia e Eduardo Sasha; Vitinho. 
Técnico: Paulo Roberto Falcão