Topo

Coritiba segura embalo do Santa Cruz e vence primeira fora de casa

Do UOL, em São Paulo

23/07/2016 20h25

Em partida válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Coritiba conseguiu seu primeiro triunfo fora de casa e segurou o embalo do Santa Cruz, que vinha de dois resultados positivos seguidos. Com gol de Kleber, a vitória por 1 a 0 fez a equipe paranaense deixar a zona de rebaixamento da competição nacional. 

Com o resultado, o time comandado por Milton Mendes ficou com 17 pontos e acabou no 15º posto da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Enquanto isso, o Coritiba está com 18 pontos e ficou na 14ª posição.

Na próxima rodada, a equipe pernambucana visita o Atlético-MG no sábado, 30 de julho, às 21 horas (de Brasília). O time paranaense recebe o Flamengo no domingo (31), às 16 horas (de Brasília).

Quem foi bem: Gladiador deixa sua marca

Kleber foi o responsável por iniciar a jogada que resultou no gol do Coritiba marcado justamente por ele. Além disso, o atacante sofreu um pênalti, mas acabou parando na defesa do goleiro Tiago Cardoso. 

Quem foi mal: Tiago Costa falha em lance de gol do Coxa

No lançamento de Kazim para Kleber, o lateral esquerdo Tiago Costa furou na tentativa de cabecear e a bola sobrou livre para o Gladiador marcar.

Tiago Cardoso se redime

 

Depois de derrubar Kleber na área e receber o cartão amarelo, o goleiro Tiago Cardoso conseguiu se redimir com a defesa do pênalti cobrado pelo próprio Gladiador aos 10 minutos do segundo tempo.

Quem não faz...

O Tricolor de Pernambuco teve a maior posse de bola e pressionou muito na etapa inicial, mas não conseguiu finalizar com êxito. O desperdício do Santa rendeu prejuízos: aos 32 minutos do primeiro tempo, Kleber recebeu belo passe de Kazim e marcou um golaço para o Coxa.

Posse de bola não é tudo

O Santa Cruz fez um bom papel de anfitrião e começou pressionando o Coritiba. Apesar disso, a posse de bola de 60% não converteu em chances de gol. No primeiro tempo, os pernambucanos finalizaram três vezes e os paranaenses mandaram a bola para o gol em seis oportunidades.

Visitante mostra timidez, mas logo se solta

Sem vitórias fora de casa, o Coxa iniciou a partida de forma cautelosa. Mas, apesar de chegar poucas vezes ao ataque na etapa inicial do duelo, conseguiu inaugurar o placar com Kleber. O gol deu maior confiança à equipe de Pachequinho, que voltou dos vestiários com uma postura mais ofensiva e a defesa adiantada.

Em busca de um ataque sem Grafite

A forma como Milton Mendes posicionou o ataque do Santa Cruz deu muita mobilidade ao time no começo da partida. Marion e Arthur trocaram de posições a todo o momento, enquanto Keno ficou fixo no lado esquerdo. Mesmo assim, o comandante tricolor não ficou satisfeito e colocou Bruno Moraes no lugar de Marion em busca de um pivô para suprir a falta de Grafite, suspenso. Para a infelicidade do treinador, nada surtiu efeito e o time coral se limitou a lançamentos longos.
 

FICHA TÉCNICA
SANTA CRUZ X 1 CORITIBA

Local: Estádio Arruda, em Recife (PE)
Data: 23 de julho de 2016, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Bruno Raphael Pires (Fifa-GO)
Cartões Amarelos: Carlinhos (Coritiba); João Paulo, Tiago Cardoso (Santa Cruz)
Gol:
Coritiba: Kleber (aos 32 do primeiro tempo)

Público: 10.021

Renda: R$ 133.770,00

SANTA CRUZ: Tiago Cardoso; Léo Moura, Wellington, Danny Morais e Tiago Costa; Uillian Correia, Marcílio (Marcinho) e João Paulo; Arthur (Danilo Pires), Keno e Marion (Bruno Moraes).

Técnico: Milton Mendes

CORITIBA: Wilson; Ceará, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; Edinho, Alan Santos, João Paulo e Raphael Veiga; Kazim e Kleber (Iago).
Técnico: Pachequinho