Topo

Novo titular do Grêmio viveu drama no São Paulo e disputou só 5 jogos

Negueba sofreu lesão em pré-temporada e jogou só cinco partidas no São Paulo - Leonardo Soares/UOL
Negueba sofreu lesão em pré-temporada e jogou só cinco partidas no São Paulo Imagem: Leonardo Soares/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

24/07/2016 06h00

Negueba é o novo titular do Grêmio. Contratado por indicação do técnico Roger Machado, o meia-atacante herdou a vaga deixada por Giuliano e irá estrear em tal condição contra um adversário bem conhecido. Segundo clube de sua carreira, foi no São Paulo que ele viveu seus momentos mais difíceis. 

Tudo começou no fim de 2013, quando o meia-atacante então com 21 anos e considerado aposta valiosa pelas passagens pela seleção brasileira de base, perdeu espaço no Flamengo com o técnico Dorival Júnior. O clube, inclusive, negociou um empréstimo para o Avaí. Mas ele se negou a atuar no clube catarinense por esperar oferta melhor, que veio em seguida. 
 
O São Paulo abriu-lhe as portas. Ele foi emprestado com direitos fixados em 3,5 milhões de euros, mas não poderia atuar mais naquele ano pois já havia rompido o limite de sete partidas pelo rubro-negro. Precisou esperar apenas treinando. 
 
No início de 2013, Negueba foi apresentado cheio de expectativas. Mas no dia seguinte a conceder sua primeira entrevista com a camisa do tricolor paulista, um lance em que estava sozinho durante treinamento no CT de Cotia rompeu o ligamento anterior do joelho direito do atleta. Ele precisou passar por cirurgia e ficou seis meses afastado dos gramados. 
 
O retorno ocorreu apenas em setembro. Havia pouco tempo para mostrar serviço e ser comprado. E o resultado dessa equação foram apenas cinco jogos pelo clube e a devolução ao Fla. 
 
Depois disso veio mais uma temporada no Fla, ida para o Coritiba e agora o Grêmio. Um recomeço na carreira que foi aberto cheia de esperanças, mas foi privada em uma parte por conta da contusão. 
 
"Ele chamou atenção na parte defensiva. Por entender e ter prazer na função. Entender que faz parte do jogo", elogiou o técnico Roger Machado. "Ganhamos em velocidade e na profundidade que ele dá ao nosso jogo", completou. 
 

Série de baixas

O Grêmio terá um time longe do ideal em campo. Marcelo Oliveira, Walace e Luan também não estarão em campo. Por outro lado, o zagueiro Wallace Reis retoma titularidade no jogo das 16h (horário de Brasília). 
 
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X SÃO PAULO
Data e hora: 24/07/2016 (Domingo), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Globo e PPV
Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC)
Auxiliares: Nadine Schramm Camara Bastos e Helton Nunes (ambos de SC)
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Wallace Reis e Iago; Maicon, Jaílson, Negueba, Douglas e Everton; Miller Bolaños. 
Técnico: Roger Machado
SÃO PAULO: Denis; Bruno, Lugano, Maicon e Mena; Thiago Mendes, Wesley, Centurión, Cueva e Michel Bastos; Gilberto.
Técnico: Edgardo Bauza