Topo

R. Oliveira puxa o Santos em busca da liderança contra 'carrasco da Vila'

Ricardo Oliveira está motivado após marcar três gols pelo Santos nesta semana - Ricardo Nogueira/Folhapress
Ricardo Oliveira está motivado após marcar três gols pelo Santos nesta semana Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

31/07/2016 06h00

O atacante Ricardo Oliveira entrará em campo como uma espécie de ‘estrela solitária’ do Santos no duelo contra o Cruzeiro, neste domingo, às 16h (de Brasília), na Vila Belmiro, em jogo válido pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem o trio olímpico – Gabigol, Thiago Maia e Zeca – e o lesionado Lucas Lima, a equipe aposta suas fichas no camisa 9 para buscar a liderança da competição.

Para isso, o Santos precisa contar com uma combinação de resultados, que inclui a vitória contra o Cruzeiro, além de uma derrota do Palmeiras e pelo menos empates de Corinthians e Grêmio na rodada.

O problema é que o Cruzeiro costuma ser um visitante indigesto na Vila Belmiro. Neste século, só em seu alçapão, o Santos enfrentou o time celeste em 13 oportunidades – foram 7 vitórias, 1 empate e 5 derrotas), aproveitamento de 56,4%, bem abaixo do poderio que possui na Vila.

Se não bastasse, o Cruzeiro joga para fugir da zona do rebaixamento e ainda está motivado pela estreia do técnico Mano Menezes, que voltou ao clube no lugar do demitido Paulo Bento.

“Eu acho que a camisa do Cruzeiro já merece todo o nosso respeito, tradição, com grandes jogadores. Sabemos que vai ser complicado, independentemente do treinador, da colocação. Jogando dentro de casa, com torcida, querendo subir ainda mais, vamos buscar fazer um grande jogo para chegarmos aos três pontos”, afirmou Ricardo Oliveira.

O camisa 9 também está motivado para o duelo. Ricardo Oliveira marcou os três gols da classificação do Santos para as oitavas de final da Copa do Brasil, na vitória por 3 a 0, diante do Gama, na última quarta-feira, na Vila Belmiro. O atleta não balança as redes há dois meses e meio. Vale ressaltar que ele esteve lesionado grande parte deste período.

“Fiquei de fora por lesão. Teve um planejamento, com cuidado, para eu ser inserido aos poucos, com cuidado. Joguei os dois primeiros jogos sem fazer gols, mas tive participação boa, com capacidade aeróbica, física, e no terceiro fiz três gols, ajudando o time na classificação. Estava com vontade, certa ansiedade gostosa por dois meses e meio sem fazer gols. E foi emocionante o primeiro gol, fico feliz, estava com saudade”, disse.

Dorival faz mistério em relação ao retorno de Lucas Lima, mas o meia deve ficar quase duas semanas se recuperando de um edema no músculo posterior da coxa esquerda. O camisa 20 já desfalcou o time no duelo contra o Gama.

A boa notícia deve ser o retorno do lateral Victor Ferraz, que foi poupado contra o Gama por causa de desgaste muscular. Ferraz assume a posição de volta apenas do ótimo desempenho do jovem Daniel Guedes, seu substituto contra o time de Brasília.

Santos x Cruzeiro
 
Data e horário: 31/07/2016
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Wagner Reway (MT) 
Auxiliares: Eduardo Goncalves da Cruz e Fabio Rodrigo Rubinho (ambos MT) 
 
Santos: Vanderlei, Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique, Caju; Renato, Léo Cittadini, Vecchio, Copete, Vitor Bueno; Ricardo Oliveira.
Técnico: Dorival Júnior. 
 
Cruzeiro: Fábio; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique (Bruno Ramires), Ariel Cabral, Rafinha (Robinho) e De Arrascaeta; Rafael Sobis e Willian.
Técnico: Mano Menezes.