Topo

"Colíder", Palmeiras pode ser campeão do 1º turno pela primeira vez

Do UOL, em São Paulo

05/08/2016 06h00

O Palmeiras pode ser campeão simbólico do primeiro turno do Campeonato Brasileiro, pela primeira vez desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, em 2003. O time alviverde chega à 19ª rodada, a última da primeira metade do certame, empatado em pontos com Santos e Corinthians (33 pontos cada). Um triunfo diante do Vitória no domingo, às 16h, no Allianz Parque, e tropeços dos rivais paulistas colocarão o Palmeiras no topo da tabela.

Ao término da 18ª rodada, o Santos aparece em primeiro, com 16 gols de saldo, o Palmeiras é o segundo, com 14, seguido pelo Corinthians, que tem 13 - todos com 61% de aproveitamento de pontos. Portanto, o time do técnico Cuca pode retomar a liderança mesmo em caso de vitória do Santos sobre o América-MG, também no domingo.

Nesse cenário, os palmeirenses têm a obrigação de tirar a diferença de gols, ou seja, golear o Vitória. Além disso, é preciso torcer para o Corinthians não golear o Cruzeiro na segunda-feira, às 21h, no Pacaembu.

O equilíbrio na classificação faz com que o treinador considere o time alviverde como "colíder". "Estamos na 'coliderança', porque a diferença é de apenas dois gols", declarou, após o empate por 1 a 1 com a Chapecoense, fora de casa, na noite de quinta.

"Por um lado é ruim, porque estávamos absolutos na liderança. Mas, olhando por um lado otimista, se alguém perguntasse, no começo do campeonato, se aceitaria ser colíder quando chegasse à metade, a gente aceitaria. Saímos dos 32 pontos, andamos, porque contra o Botafogo não andamos", acrescentou Cuca, procurando valorizar o ponto conquistado em Santa Catarina, após duas derrotas consecutivas (para Atlético-MG e Botafogo).

Em 2009, o Palmeiras quase terminou o primeiro turno como campeão. À época comandado por Muricy Ramalho, o time de Palestra Itália somou 37 pontos, mas ficou atrás do Internacional, com os mesmos 37 pontos e uma vitória a mais. Na reta final do campeonato, o Palmeiras tropeçou e nem vaga para a Libertadores do ano seguinte conquistou.

Agora, Cuca adota o discurso de olhar para os erros cometidos durante a primeira metade do campeonato para não repeti-los e lutar pelo título até o fim.

"Temos de vencer domingo para buscar esse título simbólico ao final do primeiro turno. Título que não vale nada, mas encaminha para um segundo turno melhor. Precisamos entender as coisas erradas que aconteceram na última parte desse turno para melhorar no segundo turno", ponderou o treinador.