Topo

Equilibrado, Brasileirão tem 7 clubes com chances de 'título' do 1º turno

Santos tem mesma pontuação de Palmeiras e Corinthians, mas lidera o torneio no saldo de gols  - Ivan Storti/Santos FC
Santos tem mesma pontuação de Palmeiras e Corinthians, mas lidera o torneio no saldo de gols Imagem: Ivan Storti/Santos FC

Bruno Thadeu

Do UOL, em São Paulo

05/08/2016 09h05

O Campeonato Brasileiro chega à sua última rodada do turno com sete clubes com chance de ser “campeão” desta fase. O equilíbrio pode ser visto no topo: Santos, Palmeiras e Corinthians estão empatados em números de pontos: 33. Os santistas ficam à frente no critério saldo de gols.

Para a rodada 19, a última do turno, também tem chance de faturar a 1ª fase o Grêmio (atual 4º colocado na tabela), Atlético-MG (5º colocado), Flamengo (6º colocado), e Atlético-PR (7º colocado). Para que isso ocorra, os clubes dependerão de outros resultados.

Faça a simulação dos resultados da última rodada do turno.

Veja o que os times precisam para ser campeão do 1º turno:

Santos (tem 33 pontos) – Enfrentará o lanterna América. O Santos precisa vencer e fazer um saldo suficiente para ficar à frente de Palmeiras e Corinthians. Se o time da Vila empatar contra o América, terá de torcer para que Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Atlético-MG não vençam. Flamengo pode empatar em número de pontos em caso de empate do Santos, mas o saldo do time carioca é bem inferior atualmente (16 a 3).

Palmeiras (tem 33 pontos) – Receberá o Vitória, domingo, em casa. O time alviverde precisa vencer e fazer um saldo suficiente para ficar à frente de Santos e Corinthians. Se o Palmeiras empatar contra o Vitória, terá de torcer para que Corinthians, Grêmio e Atlético-MG não vençam e para que o Santos seja derrotado.

Corinthians (tem 33 pontos) – Enfrentará o Cruzeiro, segunda-feira, no Pacaembu. O time alvinegro precisa vencer e fazer um saldo suficiente para ficar à frente de Santos e Palmeiras. Se o Corinthians empatar contra o Cruzeiro, terá de torcer para que Grêmio e Atlético-MG não vençam e para que o Santos e Palmeiras sejam derrotados.

Grêmio (tem 32 pontos) – Jogará fora de casa contra o Botafogo, no domingo. Precisa vencer e torcer para que Santos, Palmeiras e Corinthians não vençam seus respectivos jogos. Se o Atlético-MG vencer seu jogo, o Grêmio terá de fazer boa vantagem no saldo.

Atlético-MG (tem 32 pontos) – Enfrentará o Chapecoense, segunda-feira, no Independência. Precisa vencer e torcer para que Santos, Palmeiras, Corinthians e Grêmio não vençam seus respectivos jogos.

Flamengo (31 pontos) - Jogará como mandante contra o Atlético-PR, no sábado. Precisa vencer e torcer para que Santos, Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Atlético-MG sejam derrotados. A outra opção é o Flamengo vencer e ocorrerem empates nos jogos de Santos, Palmeiras, Corinthians, Grêmio e Atlético-MG. Neste caso, o time carioca terá de reverter enorme desvantagem no saldo de gols.

Atlético-PR (tem 30 pontos) – Enfrentará o Flamengo, fora de casa, no sábado. Precisa vencer o Flamengo e torcer para que Santos, Corinthians e Palmeiras sejam derrotados, e que Atlético-MG e Grêmio não vençam. Além disso, precisa tirar uma grande desvantagem no critério de saldo de gols. Atualmente, o time paranaense tem saldo de 3 gols. O líder Santos tem 33 pontos e 16 gols de saldo.