Topo

Inter iguala jejum de vitórias que levou Grêmio para Série B em 2004

Do UOL, em Porto Alegre

05/08/2016 10h31

Uma sequência histórica e que já terminou com rebaixamento. Assim pode ser resumido o momento do Internacional no Brasileirão. Com a derrota diante do Cruzeiro, o Colorado igualou a pior série de times gaúchos na era dos pontos corridos: a do Grêmio, em 2003 e 2004. O jejum de 10 partidas sem vitória liga o alerta máximo no estádio Beira-Rio.

Sem vencer há 50 dias, o Inter é 14º colocado e matematicamente tem chance de entrar na zona do rebaixamento na última rodada do primeiro turno. Domingo, o time recebe o Fluminense. Nas últimas quatro partidas em casa, quatro derrotas.

Em 2003, o Grêmio escapou da Série B, mas antes perdeu seis e empatou quatro. Ficou sem vitórias no período entre 7 de agosto e 27 de setembro. Quebrou o jejum diante do Figueirense, no Olímpico.

No ano seguinte, a queda foi inevitável. E no caminho, nova série de seis derrotas e quatro empates. A seca começou contra o Atlético-MG, em 7 de agosto, e terminou diante do São Paulo, em 25 de setembro.

A diferença no cenário do Grêmio em relação ao Inter está no número de participantes – e consequente número de rodadas. Desde 2006, o Brasileirão passou de 24 para 20 times na primeira divisão.

Atualmente, o Inter está sem ganhar desde 16 de julho – quando fez 2 a 0 no Atlético-MG. De lá para cá, perdeu oito vezes e empatou dois jogos. Conquistou dois pontos nos últimos 30 que disputou. Para sair da situação, a diretoria costura novas mudanças no departamento de futebol. Pedro Affatato, vice-presidente eleito, deve ser deslocado de vez das finanças para o cargo máximo no vestiário: vice de futebol.

Paulo César Tinga, ex-jogador, é um nome desejado para ocupar cargo remunerado no vestiário. Contudo, o antigo volante não deve aceitar o convite. Iarley, atualmente coordenador técnico das categorias de base, pode ser promovido.

“A situação está ruim, a história recente está ruim. O que vamos buscar é reverter a tendência. Estamos longe (da zona do rebaixamento), mas estamos preocupados. A torcida está preocupada. Até sábado devo definir uma nova composição para o departamento de futebol”, disse Vitorio Piffero, presidente do Inter e que atualmente acumula o cargo de vice de futebol.

Com 21 pontos, o Internacional é 14º colocado. Está três pontos acima do primeiro time dentro da zona do rebaixamento.