Topo

Fim de geladeira: Dudu assume liderança após conversa de "homem para homem"

Dudu com a faixa de capitão - Robson Ventura/Folhapress - Robson Ventura/Folhapress
Dudu com a faixa de capitão
Imagem: Robson Ventura/Folhapress

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

08/08/2016 06h00

Um dos jogadores mais valorizados do elenco do Palmeiras, Dudu conviveu com semanas de instabilidade. Enquanto a equipe caía de rendimento, o meia-atacante perdera espaço. A titularidade incontestável ficou no passado, pelo menos até o último domingo. Contra o Vitória, o camisa 7 recebeu a faixa de capitão, comandou o Palmeiras e caiu novamente nas graças de Cuca.

No placar favorável de 2 a 1 contra os baianos, Dudu recebeu das mãos de Cuca a missão de liderar o time. Mesmo com experientes do nível de Zé Roberto e Jean no gramado, o camisa 7 foi quem vestiu a faixa de capitão, uma responsabilidade rara para o atleta de 24 anos.

Dudu respondeu da melhor forma possível. Desde a primeira etapa mostrou-se como uma das principais opções de ataque, especialmente pelo lado esquerdo do campo ofensivo. No segundo tempo, um cruzamento perfeito para Cleiton Xavier definiu a vitória palmeirense. Foi a sétima assistência do meia-atacante no Campeonato Brasileiro; ele é o líder neste quesito.

Para recuperar a confiança, antes mesmo de a bola rolar, a conversa. Dudu tornou-se um dos principais alvos das cobranças e conselhos de Cuca, especialmente depois de o Palmeiras rejeitar uma proposta do futebol chinês.

O rendimento após o veto à transferência caiu. Nas últimas cinco rodadas, O jogador, tratado como uma referência técnica desde a chegada à Academia de Futebol, apareceu como uma opção de banco de reservas em duas.

A 'geladeira' veio em partidas importantes deste final de turno. Contra o Internacional, o camisa 7 atuou durante 31min na vitória por 1 a 0. Já diante do Botafogo, Dudu entrou em campo apenas no segundo tempo da derrota por 3 a 1 no Rio de Janeiro.

A responsabilidade dada por Cuca no último domingo simboliza o fim do 'castigo' ao jogador. Substituído no empate da última quinta diante da Chapecoense, Dudu se manteve no time, recebeu a faixa de capitão e atuou durante os 90min no domingo.

Para retomar a importância dentro do time, Dudu passou por um processo fora das quatro linhas. Cuca chamou o jogador, uma mistura de cobrança e apoio para quem é tratado como fundamental no elenco.

"Conversei com o Dudu ontem, uma conversa bem franca, de homem para homem, sobre a importância dele, do quanto o time precisa dele. Hoje ele respondeu, jogou muito bem", elogiou o treinador.

"O Dudu foi competitivo, criativo, decisivo. Esse é o Dudu que a gente quer. Ele está de parabéns", destacou o comandante palmeirense, que tem grandes chances de conquistar o título simbólico do primeiro turno.

Com o resultado positivo diante do Vitória, o Palmeiras chegou aos 36 pontos. Apenas o Corinthians (33 pontos), nesta segunda-feira, pode alcançar a equipe alviverde. Para ultrapassar o rival verde, o clube de Parque São Jorge precisa de um triunfo por três gols de diferença contra o Cruzeiro, no Pacaembu, para superar o saldo de gols do clube comandado por Cuca (15 a 13).