Topo

Técnico estrangeiro? Jair Ventura exalta e pede incentivo a brasileiros

Do UOL, no Rio de Janeiro

14/08/2016 20h37

Após o Flamengo, foi a vez do Botafogo surpreender e apostar em um treinador jovem no comando da equipe. Essa não tem sido uma tendência nos clubes brasileiros, que tem investido em treinadores sul-americanos. Jair Ventura não ficou em cima do muro, ‘cornetou’ essa opção e exaltou os jovens treinadores brasileiros, à espera de uma oportunidade.

“Não foi de repente. Trabalhamos há alguns anos para esse momento chegar. Agradeço muito ao presidente pela confiança. Trabalho de auxiliar é quase invisível, sempre está por trás. Não esperava por uma oportunidade dessa agora. O Ricardo saiu, aconteceu, agarrei a chance. Essa confiança me dá orgulho. Só posso responder a ele e a torcida com muito empenho”, disse Jair.

“Estou emocionado e feliz. Se eu perco hoje, falariam que eu não presto. Dizem que é preciso de treinadores jovens, mas quando perde o primeiro jogo, diz que é inexperiente. Quer trazer caras de fora, beleza, vamos olhar aqui para dentro. Se eu tivesse perdido o jogo, todos estariam pedindo a minha cabeça. Foi bom estrear com o pé direito, mas muito pé no chão”, completou o novo treinador do Botafogo.

E a estreia não poderia ter sido melhor. Vitória sobre o São Paulo, no Morumbi. Jair comemora o resultado e deixa claro que tudo isso só foi possível porque os jogadores compraram a ideia e fizeram de tudo para que o trabalho fosse seguido à risca.

“Foi um jogo complicado. Sabíamos da força do São Paulo no Morumbi. Conseguimos neutralizar os pontos fortes deles, bloqueamos os lados do campo. É um grupo maravilhoso, não tem indisciplina. Eles terem abraçado a causa foi importantíssimo. Essa vitória é do grupo. O Sassá deu meu primeiro título como treinador no sub-20, em um campeonato na Alemanha. Desde 2012, a gente subiu junto. Fico feliz também de estar participando na formação dos atletas, essa ligação é importantíssima”, afirmou Ventura.

Com o resultado o Botafogo chegou aos 23 pontos e saiu da zona de rebaixamento – o Alvinegro tem um jogo a menos, contra o Grêmio, adiado por conta da realização das Olimpíadas, o que vetou jogos no Rio de Janeiro. O clube de General Severiano volta a campo no sábado, quando medirá forças com o Sport, em Juiz de Fora.