Topo

Ábila surpreende e alcança melhor rendimento em finalizações no Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

15/08/2016 11h00

Ramón Ábila era exatamente o que o Cruzeiro procurava para a atual temporada. Em apenas seis partidas disputadas no Campeonato Brasileiro, o argentino já marcou três vezes e se tornou o homem do setor ofensivo com melhor aproveitamento de finalizações do elenco.

O dono da camisa 50 balançou as redes adversárias em três oportunidades e, para que alcançasse tal feito, precisou finalizar 13 vezes contra as metas dos rivais. O centroavante necessita de 4,33 chutes em média para marcar um gol na atual edição do torneio nacional. Os números são melhores que de qualquer outro atleta do ataque.

As boas atuações seguidas de Ramón Ábila e os números convincentes acarretam em elogios de Mano Menezes, que tem fama de não gostar de centroavantes de área.

“Sobre o Ábila, não acho que ele fica enfiado entre dois zagueiros e apenas pedindo bola. Ele se movimenta muito. Não gosto do sujeito que fica parado entre os zagueiros. Isso não gosto. Do resto eu gosto. Se fizer gol então... (risos)”, disse.

Giorgian De Arrascaeta, artilheiro da equipe no Brasileirão, com cinco gols assinalados, por exemplo, precisa finalizar 9,2 vezes para marcar. Alisson, que se recupera de contusão e ainda não está à disposição da comissão técnica de Mano Menezes, necessita de 4,67 chutes para balançar a rede em uma oportunidade.

Rafinha (1), Douglas Coutinho (1) e Élber (2) necessitam de seis finalizações cada para marcarem um gol. Rafael Sóbis tem que arriscar 11 vezes para celebrar pelo menos uma. A pior média é de Willian. O Bigode manda 12,3 bolas na direção do gol para que uma delas adentre a meta adversária.

Aproveitamento dos atacantes do Cruzeiro no Brasileirão:
Ramón Ábila – 13 finalizações/3 gols – finaliza 4,33 vezes para marcar um gol
Alisson – 14 finalizações/3 gols – finaliza 4,67 vezes para marcar um gol
Rafinha – 6 finalizações/1 gol – finaliza 6 vezes para marcar um gol
Douglas Coutinho – 6 finalizações/1 gol – finaliza 6 vezes para marcar um gol
Elber – 12 finalizações/2 gols – finaliza 6 vezes para marcar um gol
Arrascaeta – 46 finalizações/5 gols – finaliza 9,2 vezes para marcar um gol
Rafael Sóbis – 33 finalizações/3 gols – finaliza 11 vezes para marcar um gol
Willian – 37 finalizações/3 gols – finaliza 12,3 vezes para marcar um gol