Topo

Grêmio cria tabela própria e projeta 'rondar' liderança até últimas rodadas

Grêmio quer ficar perto do primeiro clocado para "dar o bote" no fim do campeonato - Rodrigo Rodrigues/Grêmio FBPA
Grêmio quer ficar perto do primeiro clocado para 'dar o bote' no fim do campeonato Imagem: Rodrigo Rodrigues/Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

20/08/2016 17h00

O asterisco do lado de seu nome na classificação incomoda o Grêmio. Com um jogo a menos que os demais concorrentes aos primeiros lugares, o Tricolor criou uma tabela própria para projetar a liderança. Considera os pontos que almeja ter diante do Botafogo, em partida adiada para 4 de setembro. Mas para tudo valer a pena, precisa manter-se perto do primeiro lugar. 

O Grêmio considera o que pode fazer diante do alvinegro carioca como trunfo para desgarrar dos demais concorrentes. Calcula, na melhor das hipóteses, uma vitória. Na pior delas, um empate. Sendo assim, estaria apenas um ponto atrás do Palmeiras na primeira condição. Três na segunda. 
 
Desta forma, vencer o Flamengo simboliza continuar nas pegadas do líder, como o técnico Roger Machado projeta desde o início do campeonato. 
 
"Não adianta ser líder agora, claro que é uma condição boa. Mas eu quero é acabar em primeiro lá em dezembro, na posição que nos daria o título. Temos é que seguir juntos até o momento em que a competição irá se definir", disse. 
 
Mesmo que ainda precise confirmar um resultado positivo contra o Botafogo para que sua 'tabela paralela' se torne real, o Grêmio trata de torcer contra o Palmeiras para, quem sabe, definir uma ultrapassagem no confronto direto marcado para dia 11 do próximo mês. 
 
"Abriu o segundo turno agora e não tem nenhum time que vai conseguir ser campeão em agosto, setembro ou outubro. O campeão vai acontecer na metade de novembro, restando umas cinco rodadas. O que o treinador quer: desejo estar à frente nesse momento? Desejo, mas quero ficar perto do líder também. É como nas Olimpíadas. Eu adoro prova de atletismo, não tem um que saia a frente, dispara, e fica o tempo todo na liderança. As provas mais longas, como o Campeonato Brasileiro, exigem que tu fiques no bolo. Todo momento é momento decisivo. Ora para se livrar de adversários que estão vindo, ora para buscar quem está à frente. Mas esse é um momento importante, de consolidação", completou o treinador. 
 
Para o jogo deste domingo às 11h (horário de Brasília), Pedro Rocha e Miller Bolaños estão confirmados. A dupla foi dúvida após perder treinamentos da semana. Na direita, Wallace Oliveira substitui Edíson e no meio-campo Ramiro entra na vaga de Jaílson. 
 
FLAMENGO X GRÊMIO
 
Data/hora: 21/08/2016, às 11h (de Brasília)
Local: Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Danilo Ricardo Simon Mains (SP)
 
Flamengo
Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Jorge; Márcio Araújo, Cuéllar, Mancuello e Diego; Everton e Leandro Damião
Técnico: Zé Ricardo
 
Grêmio
Marcelo Grohe; Wallace Oliveira, Pedro Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira; Maicon, Ramiro, Pedro Rocha, Douglas e Everton; Miller Bolaños
Técnico: Roger Machado