Topo

São Paulo levou o Inter ao Mundial duas vezes. Agora pode espantar crise

Título com gol de Fernandão em 2006 foi contra a equipe paulista no Beira-Rio - Daniel Boucinha/AI Internacional
Título com gol de Fernandão em 2006 foi contra a equipe paulista no Beira-Rio Imagem: Daniel Boucinha/AI Internacional

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

21/08/2016 06h00

Inter x São Paulo é uma partida que marca a história do clube gaúcho. Os paulistas foram rivais na final da Libertadores de 2006, primeira conquista do Colorado no torneio continental. E ainda foram eliminados na semifinal da edição de 2010 do torneio, que garantiu o clube no Mundial já que o adversário na decisão era mexicano, que não se classifica ao torneio através da Libertadores. Neste domingo (21), às 16h (horário de Brasília), porém, o clima é totalmente diferente. E a meta do Inter é sair do maior jejum de sua história. 

Não há registros de tamanha sequência sem vitórias na história do Internacional. São 12 jogos sem conhecer o resultado positivo. Neles, 3 empates e 9 derrotas. 
 
Lembrar do duelo com o São Paulo é transportar os aficionados do Inter a outros tempos. Celebrado nesta semana, o duelo com o Tricolor paulista simbolizou a taça da Libertadores há 10 anos. E ao organizar uma festa para lembrar este momento, o ex-volante Paulo César Tinga pediu que sirva de exemplo aos atletas. 
 
"Que os jogadores vejam o quanto é bom e importante ser ídolo, o quanto isso marca e que a torcida vem aplaudir um por um. O que podemos dar de contribuição é mostrara isso, que vale a pena se entregar. É difícil opinar. Mas o que podemos fazer hoje é tentar inspirar.  Já que domingo é contra o São Paulo, queremos que essa aura vencedora volte", disse. 
 
Quatro anos depois, o Internacional voltou a duelar com o São Paulo na semifinal da Libertadores. Quem avançasse estaria imediatamente no Mundial, pois o oponente na decisão era o Chivas, do México, e clubes de fora da América do Sul não se classificam para o torneio através da Libertadores. Com uma vitória em Porto Alegre combinada com derrota na capitão paulista, o Colorado avançou graças ao gol qualificado. 
 

Momento difícil e estreias

Ciente que a fase é totalmente diferente, o Internacional vai reconstruir seu time para afastar a ameaça de rebaixamento. O técnico Celso Roth, que comandará a equipe pela segunda vez, terá o retorno do goleiro Danilo Fernandes, após lesão. Além disso, promoverá as estreias de Eduardo Henrique no meio-campo e Ceará na lateral direita. 
 
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X SÃO PAULO
Data e hora: 21/08/2016 (Domingo), às 16h (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Globo e PPV
Árbitro: Gilberto Rodrigues Castro Jr (PE)
Auxiliares: Clóvis Amaral da Silva e Cleberson Nascimento Leite (ambos de Pernambuco)
INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Cerá, Paulão, Ernando e Eduardo; Eduardo Henrique, Fabinho, Valdívia, Sasha e Seijas; Nico López.
Técnico: Celso Roth
SÃO PAULO: Denis, Buffarini, Maicon, Lyanco e Mena; Hudson, João Schmidt, Kelvin, Cueva e Michel Bastos; Chavez.
Técnico: Ricardo Gomes