Topo

Substituto de Fábio no Cruzeiro descobriu vocação na várzea

Lucas França é o substituto de Fábio no gol do Cruzeiro - Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro
Lucas França é o substituto de Fábio no gol do Cruzeiro Imagem: Pedro Vilela/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

21/08/2016 06h00

Lucas França foi escolhido por Mano Menezes para substituir Fábio, com uma lesão no joelho direito. O jovem goleiro superou a disputa com Elisson e se tornou o nome predileto da comissão técnica. Mas quem é o garoto que entra na vaga do atleta que mais vezes defendeu o Cruzeiro na história?

O próprio jogador tenta se apresentar de forma muito breve: “Eu sou paulista. Aos oito anos, eu fui para Alhandra, no interior da Paraíba (a 46 quilômetros de João Pessoa). Saí de lá jovem, cheguei aqui no Cruzeiro e, felizmente, consegui me firmar”, afirmou.

A mudança ocorreu por conta dos familiares. Os pais são paraibanos e optaram pelo retorno à terra natal. A chegada ao Nordeste ainda na infância permitiu que o jovem se aproximasse do esporte que pratica.

O primeiro contato de Lucas foi com o futebol de areia e ao lado dos amigos. A qualidade despertou o interesse do Centro Sportivo Paraibano (CSP), clube local. E aos 14 anos ele já era um dos goleiros do time de João Pessoa.

“Todo fim de semana, eu ia à praia com a galera. Jogava pelada de fim de semana. Foi assim (que comecei a jogar no gol). Mas eu comecei mesmo no amador, com 14 anos, jogando com os caras de 30 (anos). Quando eu tive oportunidade com os jogadores da minha idade, fiquei até tranquilo”, contou.

E mais uma vez o precoce goleiro não precisou de muito tempo para chamar a atenção. Após uma temporada pelo CSP, a revelação do futebol paraibano entrou na mira de um grande clube do futebol brasileiro: o Cruzeiro. Nos testes realizados na Toca da Raposa, ele não decepcionou. Não é à toa que completou o quinto ano com as cores do clube em 2016.

“Eu cheguei ao Cruzeiro aos 15 anos. Passei pela categoria juvenil e pelo time júnior, quando tive meu melhor ano da carreira. O Robertinho (preparador de goleiros) está sempre me acompanhando. E foi assim, com muito trabalho, que consegui chegar ao profissional (do Cruzeiro)”, concluiu.

Neste domingo (21), às 18h30 (de Brasília), Lucas França entra em campo diante do Figueirense, pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. A missão é auxiliar o seu time na luta contra o rebaixamento.

Ficha técnica
Figueirense x Cruzeiro

Motivo: 21ª rodada do Brasileirão
Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Data: 21 de agosto de 2016 (domingo)
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: João Batista de Arruda (RJ)
Assistentes: Michael Correia (RJ) e João Luiz Coelho de Albuquerque (RJ)

Figueirense
Thiago Rodrigues; Jefferson, Marquinhos, Bruno Alves e Pará; Elicarlos, Jackson Caucaia e Carlos Alberto; Dodô (Lins), Ermel e Rafael Moura.
Técnico: Argel Fucks.

Cruzeiro
Lucas França; Lucas, Manoel, Bruno Rodrigo e Edimar; Henrique, Lucas Romero, Robinho e De Arrascaeta; Rafael Sobis e Ramón Ábila.
Técnico: Mano Menezes.