Topo

Grêmio completa três meses sem vencer fora do RS, mas rejeita 'tabu'

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

22/08/2016 06h00

A derrota para o Flamengo tirou o Grêmio do G-4 e aumentou um problema que parece brecar a campanha cujo objetivo é conquistar o título Brasileiro: a dificuldade de vencer fora de casa. Até o próximo compromisso longe do Rio Grande do Sul, o Tricolor completará três meses sem bater um rival em seus domínios. 

O período ultrapassará um turno inteiro de Brasileiro. A última vez que o Grêmio venceu longe do Estado foi em 25 de maio, contra o Atlético-MG, por 3 a 0, em Belo Horizonte. Depois, até bateu o Inter fora de casa, mas em seu Estado. 
 
Longe das barreiras gaúchas foram derrotas para Palmeiras, Atlético-PR, Sport  e Flamengo, e empates contra Fluminense, Chapecoense e América-MG. 
 
O técnico Roger Machado, contudo, não mostra qualquer preocupação com esta marca. Segundo ele, não há tabu ou preocupação em demasia com tal situação. 
 
"Sempre há um ponto a ser martelado quando há o insucesso. Já foi a bola parada, ela parou de entrar, já foram as situações de gol e a baixa eficiência, a pouca criatividade, agora é o jogo fora de casa. Será isso. O percentual que se ganha fora é sempre menor do que como mandante. Mas não há bixo de sete cabeças ou tabu para ser quebrado fora de casa. Perdemos para um adversário direto, a vida segue e temos outro compromisso no meio de semana", disse o treinador após o 2 a 1 contra o Flamengo. 
 
Fora de casa, independente do Estado onde a partida se realize, foram apenas duas vitórias no Brasileiro, que combinadas com três empates e quatro derrotas geram aproveitamento de 33,3%, que em números absolutos coloca em igualdade a clubes da zona de rebaixamento. 
 
O próximo compromisso gremista será pela Copa do Brasil. Na quarta-feira, o rival será o Atlético-PR. E no Brasileirão, o duelo com o Atlético-MG será oponente no próximo domingo.