Topo

Inter volta ao palco do começo da crise para evitar entrada no descenso

Após perder para Santa Cruz, Inter demitiu técnico e mergulhou ainda mais na má fase - Créditos: Ricardo Duarte/Inter
Após perder para Santa Cruz, Inter demitiu técnico e mergulhou ainda mais na má fase Imagem: Créditos: Ricardo Duarte/Inter

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/08/2016 06h00

Foi no Recife, após derrota para o Santa Cruz em 10 de julho, que a crise do Internacional estourou. Neste domingo (28), o Colorado volta a Pernambuco atrás de algo que não vê há mais de 70 dias: uma vitória. Na terceira partida sob o comando de Celso Roth, o time gaúcho precisa ganhar para eliminar qualquer chance de entrar na zona de rebaixamento.

Com 23 pontos, o Inter pode entrar em campo já como 17º colocado. O cenário é possível se Cruzeiro e Figueirense ganharem de Santa e Cruz e Santos, respectivamente.

No mesmo horário do jogo na Arena Pernambuco, às 18h30 (Brasília), o Vitória recebe o América-MG. Em caso de triunfo dos baianos, o Colorado também ficará dentro da degola.

Sem vencer há 72 dias, ou 13 jogos, o Internacional tem uma série de marcas negativas para quebrar. Além do jejum, o maior da história do clube, tem a seca do ataque: sem gol algum nas últimas cinco partidas. O desempenho da defesa também preocupa. No período sem vitória, o time levou 22 gols.

De acordo com o site Chance de gol, o Inter tem 19,6% de probabilidade de cair para a segunda divisão. O Cruzeiro, empatado em pontos, mas com saldo de gols pior, tem 23,4%. E o Vitória, atual 17º colocado, soma 40,3% de chances.

Recife viu tudo começar

Mesmo que a sequência histórica tenha começado diante do Figueirense, foi no estádio do Arruda que a crise explodiu. Depois de levar 1 a 0 do Santa Cruz, Argel Fucks foi demitido. A decisão saiu rápido, ainda na noite de domingo.

Paulo Roberto Falcão foi buscado para o lugar e o resto do filme já é bem conhecido. A sequência de seis partidas sem ganhar só cresceu. A crise técnica virou problema emocional. Os protestos passaram a ser rotina. O clube até articulou uma trégua política para ter novo departamento de futebol, comissão técnica.

Novamente em Pernambuco, o Inter pode terminar com a triste sina. Ou ver o fruto dela, de perto, pela primeira vez.

FICHA TÉCNICA
SPORT X INTERNACIONAL

Data e hora: 28/08/2016 (domingo), às 18h30 (Brasília)
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Auxiliares: Eduardo de Souza Couto e carlos Henrique Alves de Lima Filho (ambos do RJ)

SPORT: Magrão; Samuel Xavier, Mateus Ferraz, Ronaldo Alves e Rodney Wallace (Mansur); Rithely, Paulo Roberto, Diego Souza (Gabriel Xavier), Mark; Everton Felipe e Edmílson
Técnico: Osvaldo de Oliveira

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; Ceará, Paulão, Ernando e Geferson (Artur); Rodrigo Dourado, Fabinho, William e Seijas; Valdívia e Eduardo Sasha
Técnico: Celso Roth