Topo

Luan reencontra maior vítima na volta ao Brasileirão pelo Grêmio

Luan já fez quatro gols em cima do Atlético-MG entre 2015 e 2016 - LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA
Luan já fez quatro gols em cima do Atlético-MG entre 2015 e 2016 Imagem: LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

28/08/2016 06h00

Luan subiu em 2014, se firmou no ano seguinte e em 2016 é referência no Grêmio. Neste período, vários times sofreram com os dribles, arrancadas e chutes dele. Mas o Atlético-MG lidera a lista das vítimas do camisa 7 do tricolor. E neste domingo (28), o protagonista da equipe de Roger Machado volta ao Brasileirão após a Olimpíada justamente contra o Galo.

Autor de 19 gols em Brasileirão, somando as três temporadas como profissional, Luan tem quatro em cima do Atlético-MG. Inter, com três gols sofridos do meia-atacante, e Flamengo e Palmeiras fecham o pódio.

A lembrança mais recente de Luan contra o Galo é magnífica. Em 27 de maio, no Independência, o Grêmio aplicou 3 a 0 com sobras. O meia-atacante fez dois e participou da jogada do primeiro, anotado por Marcelo Oliveira.

Em 2015, ele garantiu a vitória por 2 a 1 no returno, em Porto Alegre. E no jogo de ida, deixou sua marca na vitória por 2 a 0 - célebre pelo gol de contra-ataque marcado por Douglas.

Campeão olímpico no final de semana passado, Luan voltou contra o Atlético-PR, na última quarta-feira. Também teve destaque, mas quem balançou as redes foi Bolaños. O jogo contra o Galo marca o retorno a Arena do Grêmio. Ao Brasileirão.

Além do retrospecto diante do Atlético-MG, Luan tem outro motivo para sorrir. De acordo com o Footstats, site especializado em estatísticas, o camisa 7 é o líder de assistências para finalizações do Grêmio no campeonato. Superando até de Douglas: 36 contra 33. No ranking de todo o Brasileirão, o meia-atacante é o quarto colocado (atrás de Dudu, Gustavo Scarpa e Alan Patrick).

Do mercado vem mais uma novidade. Ao mesmo tempo em que o Grêmio se manteve firme em sua postura de não liberar jovens na atual janela europeia, o Barcelona anunciou que não continua atrás de Luan. Paco Alcácer é o único alvo do time catalão, no momento.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO X ATLÉTICO-MG

Data e hora: 28/08/2016 (domingo), às 16h (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Claudio Francisco Lima (SE)
Assistentes: Ailton Farias da Silva (SE) e Daniel Vidal Pimentel (SE)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Wallace Reis, Kanemann e Marcelo Oliveira; Walace, Jailson, Maicon e Douglas; Luan e Bolaños
Técnico: Roger Machado

ATLÉTICO-MG: Uilson, Carlos César, Leonardo Silva, Ronaldo e Douglas Santos; Leandro Donizete, Lucas Cândido e Maicosuel; Robinho, Lucas Pratto e Fred
Técnico: Marcelo Oliveira