Topo

Lei dos clássicos em SP e regulamento fazem Palmeiras ter pena 'reduzida'

Torcida do Palmeiras poderá comparecer ao duelo contra o Grêmio no domingo - Joka Madruga/Futura Press/estadão Conteúdo
Torcida do Palmeiras poderá comparecer ao duelo contra o Grêmio no domingo Imagem: Joka Madruga/Futura Press/estadão Conteúdo

Danilo Lavieri e José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

02/09/2016 18h00

Sem a presença de torcedores em cinco jogos como visitante no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras contará com uma pena 'menor' para cumprir o castigo do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) graças a dois fatores: o regulamento do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e a recente lei dos clássicos em São Paulo.

De acordo com a interpretação do CBJD, a punição de dez dias é válida 24h depois do fim do julgamento; no caso do Palmeiras, o veredito saiu na quinta-feira. Desta forma, o castigo imposto pelo tribunal vale a partir do dia 12 de setembro, uma segunda-feira.

Assim, o Palmeiras contará com torcedores na partida contra o Grêmio, na Arena do Grêmio, marcada para o dia 11. Os ingressos, inclusive, estão à venda por R$ 70,00.

Dos cinco jogos nos quais o Palmeiras não contará com torcida, dois são clássicos - Corinthians (17 de setembro) e Santos (29 de outubro). Tanto no confronto em Itaquera quanto na Vila Belmiro, o clube alviverde não contará com torcedores.

Desde abril, após confronto entre palmeirenses e corintianos antes do jogo entre os dois times no Campeonato Paulista, os clássicos disputados no estado de São Paulo contam apenas com os torcedores mandantes.

Assim, dos cinco duelos sem torcida como vistante impostos pelo tribunal, o Palmeiras realmente cumprirá a nova punição do STJD em apenas três partidas - Santa Cruz, América-MG e Figueirense.

Além da punição como visitante, o Palmeiras também permanecerá cinco partidas no Allianz Parque sem torcedores no setor gol norte. São mais dez jogos sem qualquer manifestação de torcedores organizados na arena, além de uma multa de R$ 60 mil, a ser dividida entre instituições de caridade.