Topo

Irregularidade e fracasso fora de casa frustram objetivo do Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

05/09/2016 06h00

O Grêmio tem o diagnóstico para queda na classificação do Brasileiro, confirmada neste domingo (05) com a derrota para o Botafogo. A irregularidade e os repetidos fracassos longe de casa frustraram o objetivo de fazer do duelo com o Palmeiras, no próximo dia 11 um confronto direto pela primeira posição. 

O plano do Grêmio era recuperar pontuação nas últimas rodadas e chegar ao duelo com o alviverde a três ou menos de distância. Aconteceu exatamente o contrário do planejado. Com repetidos problemas longe de Porto Alegre e muita oscilação, o Tricolor está sete pontos atrás do rival e, na melhor das hipóteses, chegará quatro atrás ao jogo com o alviverde. 
 
"Fazemos projeções a cada cinco jogos, nos mantendo sempre na frente. Entramos sempre buscando os três pontos. Recuperar os pontos era importante, ficaríamos em terceiro, mas a projeção é feita jogo a jogo e depois dos resultados avaliamos para os próximos compromissos", disse o técnico Roger Machado após sofrer 2 a 1 do Botafogo em partida atrasada da 19ª rodada. 
 
A irregularidade é evidente ao analisar os resultados do Tricolor. A última vez que o time conseguiu duas vitórias em sequência aconteceu em 10 de julho, quando a vitória sobre o Figueirense combinada com a sobre o Inter ocorrida anteriormente fazia a equipe sonhar alto na competição. 
 
Desde lá, há dois meses, a irregularidade pauta a campanha. Derrota para o Sport, vitória para o São Paulo, empates contra América-MG e Santa Cruz, vitória sobre o Corinthians, derrota para o Flamengo, vitória sobre o Atlético-PR pela Copa do Brasil, empate com o Atlético-MG e por fim a derrota deste domingo. 
 
"Era um jogo atrasado do primeiro turno, estamos próximos de quem está na frente e temos que encontrar novamente o caminho das vitórias e tirar a diferença dos pontos que nos separam da frente da tabela", disse o técnico gremista. 
 
Além disso, longe do Rio Grande do Sul o Grêmio tem problemas sérios. A última vitória pelo Brasileiro distante do Estado foi contra o Atlético-MG, em maio. Fora de casa, além desta aconteceu a vitória sobre o Internacional por 1 a 0. Com mais quatro empates e cinco derrotas, o Tricolor é apenas o 10º colocado na classificação levando-se em conta apenas jogos como visitante. 
 
"As atuações fora dos nossos domínios têm sido bem abaixo. O que temos comentado é para sempre estar no bolo de cima, para no final buscar quem sabe o título. Tem muito campeonato pela frente, acreditamos no trabalho", disse o vice de futebol Alberto Guerra. 
 
O próximo compromisso do Grêmio será diante do Coritiba, na quarta-feira, fora de casa. A direção espera receber Pedro Geromel e Marcelo Grohe da seleção brasileira em tempo de atuar. Miller Bolaños, que atua no Peru pelo Equador, não deve ter condições de jogo.