Topo

Cobrança e tática psicológica: Grêmio tenta afastar trauma fora de casa

Roger Machado evita falar sobre os tropeços fora de casa para não ampliar "trauma" - Lucas Uebel/Grêmio
Roger Machado evita falar sobre os tropeços fora de casa para não ampliar 'trauma' Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Do UOL, em Porto Alegre

07/09/2016 06h00

Nesta quarta-feira a partir das 21h45 (horário de Brasília), o Grêmio irá encarar não só o Coritiba pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas também um trauma de compromissos fora de casa pela competição. Sem vencer longe de Porto Alegre pelo Brasileiro desde maio, o Tricolor usou a semana para cobrança e uma 'tática psicológica' contra os efeitos da marca negativa. 

O trabalho psicológico foi feito por Roger Machado e consiste em ignorar qualquer marca. O treinador quer evitar que se fale repetidamente nas dificuldades longe de Porto Alegre para que isso não torne a conquista da vitória algo ainda mais pesado. "Sempre se tem coisas para falar, antes era a bola aérea, agora isso, mas não é um tabu ou algo que preocupe. O rendimento em casa sempre será melhor do que fora", disse durante a preparação para o último jogo. 
 
A estratégia, contudo, é exatamente o contrário do proposto pela direção. O vice de futebol Alberto Guerra cobrou forte após a derrota por 2 a 1 contra o Botafogo. Em tom de desabafo, o dirigente prometeu conversar com o elenco e sublinhou a falta de concentração em partidas distante da Arena. 
 
"Tivemos falhas individuais e coletivas. Mas o que chamou a atenção foi a falta de competitividade. Estivemos numa rotação abaixo do Botafogo, e no Brasileirão se não entrar ligado não tem como", disse Guerra. "Temos reuniões e conversamos antes e depois dos jogos. Estamos no mesmo barco. Confiamos no trabalho e vamos conversar com os atletas para que não entrem desconcentrados", finalizou. 
 
Longe da capital gaúcha, o dirigente conversou com os jogadores, que já depois do duelo com o Botafogo concordavam com o tom de cobrança. 
 
"Não dá para ficar dando desculpas, temos que assumir a responsabilidade que fizemos uma péssima leitura de jogo. Quando não dá para tocar a bola, tem que ser na raça. Não tivemos uma leitura boa de jogo, porque os caras além de jogarem melhores eles lutaram mais que a gente", disse o lateral direito Edílson
 
Em números, a campanha fora de casa barra os objetivos do time comandado por Roger Machado. Foram apenas duas vitórias, sendo uma no clássico Gre-Nal, ou seja, um jogo com torcida presente e em Porto Alegre. Foram mais quatro empates e cinco derrotas, que colocam a equipe azul, branca e preta como 10º na classificação levando-se em conta apenas os jogos como visitante. 
 
Nesta quarta, o time irá mudar. Sem o capitão Maicon, que só volta em outubro por conta de uma lesão, e esperando os possíveis acréscimos de Pedro Geromel e Marcelo Grohe, que retornam da seleção brasileira, o técnico Roger Machado irá manter esquema com três volante se optará por Ramiro. 
 
FICHA TÉCNICA
CORITIBA X GRÊMIO
Data e hora: 07/09/2016 (quarta-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Transmissão na TV: Globo e PPV
Árbitro: Wagner Nacsimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés e Luiz Claudio Regazone (ambos do RJ)
CORITIBA: Wilson; César Benítez, Luccas Claro, Juninho e Carlinhos; Alan Santos, João Paulo, Raphael Veiga e Juan; Neto Berola e Iago (Evandro).
Técnico: Paulo César Carpegiani
GRÊMIO: Marcelo Grohe (Bruno Grassi); Edílson, Pedro Geromel (Kannemann), Wallace Reis e Marcelo Oliveira; Jaílson, Walace, Ramiro e Douglas; Luan e Henrique Almeida.  
Técnico: Roger Machado