Topo

Mesmo em crise, Inter mantém sócios em dia e paga elenco só com a torcida

Inter vive sua pior série de jogos da história e continua com enorme quadro social - Alexandre Lops/Divulgação Internacional
Inter vive sua pior série de jogos da história e continua com enorme quadro social Imagem: Alexandre Lops/Divulgação Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/09/2016 06h00

A fase é ruim, sem precedentes na história do Internacional, mas pouco afetou as contas do clube. Pelo menos no que diz respeito ao número de sócios e sua receita mensal. Mesmo sem vencer há 14 rodadas no Brasileiro, o clube gaúcho continua pagando a folha salarial somente com o dinheiro dos torcedores. É o que aponta levantamento feito com os índices de agosto.

No mês passado, o Inter fechou o quadro social com 107.145 mil torcedores. Destes, 87.331 estão em dia e 19.814 inadimplentes. A taxa de inadimplência é 18,49%. Longe de ser a mais alta nesta temporada.

Com os adimplentes, o Inter arrecada entre R$ 5,5 e R$ 5,7 milhões/mês. Após a reformulação do elenco, na virada de 2015 para 2016, o clube registrou grande redução na folha salarial. E hoje, celebra o fato de bancar todos os vencimentos do futebol com os associados.

De acordo com os dados do clube, o mês com maior inadimplência em 2016 foi março: 19,52%. O curioso é que no período sem vitórias, que começou na segunda quinzena de junho, a variação foi pequena. De 17,20 para 17,02 e mais recentemente 18,49%. O que significa 2,849 adimplentes a menos.

Ao mesmo tempo em que os associados seguem fieis, o Internacional encara uma sequência de protestos. Depois do jogo contra o Corinthians, houve quebra-quebra no pátio do estádio Beira-Rio. O clube agiu para identificar os responsáveis e já suspendeu previamente alguns dos envolvidos do seu quadro social.

Apesar dos protestos, que já foram mais intensos e recentemente foram reduzidos, o Beira-Rio tem registrado boa média de público. E contra o Santos, o Internacional encerra o pacote de três partidas com ingressos promocionais. Antes da partida com o São Paulo, o clube anunciou ação que daria entrada para os duelos diante de Fortaleza e Santos também.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X SANTOS

Data e hora: 08/09/2016 (quinta-feira), às 21h (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: PPV
Árbitro: Rodrigo Batista Raposo (DF)
Auxiliares: Daniel Henrique da Silva Andrade e José Reinaldo Nascimento Júnior (ambos do DF)

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William, Paulão, Ernando e Geferson; Anselmo, Fabinho, Seijas e Valdívia; Nico López e Aylon
Técnico: Celso Roth

SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, Luiz Felipe, Gustavo Henrique e Zeca; Renato, Léo Cittadini e Lucas Lima; Vitor Bueno, Copete e Ricardo Oliveira
Técnico: Dorival Júnior