Topo

Fla e Palmeiras fazem decisão em meio a 'cheirinho' e punição do STJD

Cheirinho Flamengo torcida - Pedro Ivo Almeida/UOL Esporte - Pedro Ivo Almeida/UOL Esporte
Imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL Esporte

José Edgar de Matos e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, em São Paulo (SP)

14/09/2016 06h00

Chegou a hora. Palmeiras e Flamengo, líder e vice-líder do Campeonato Brasileiro, voltam a se encontrar. Separados por apenas um ponto na classificação após 24 rodadas disputadas, paulistas e cariocas se enfrentam nesta quarta-feira, a partir das 21h45 (de Brasília), no Allianz Parque, em um duelo marcado antes mesmo de a bola rolar.

Em virtude da briga entre torcedores dos dois times no duelo do primeiro turno, ocorrido em junho, a arena palmeirense contará com um número considerável de cadeiras vazias. O setor Gol Norte está fechado, e o embate também não receberá torcedores do Flamengo.

A decisão inédita foi tomada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e visa punir as torcidas organizadas dos dois clubes, mas também prejudicou os cofres das duas equipes.

Apesar do 'desfalque' nas arquibancadas, a previsão é de ótimo público para o enfrentamento entre líder e vice-líder da Série A. Mais de 30 mil ingressos foram vendidos antecipadamente até a manhã desta quarta-feira.

Em contrapartida ao cenário de decisão da partida, o Palmeiras se blinda. Cuca fechou o treinamento da última terça-feira e não deu pistas sobre a escalação. Gabriel Jesus, que sofreu uma pequena lesão muscular na coxa esquerda, ainda é tratado como dúvida.

O "clima de final", aliás, virou tabu na Academia de Futebol. O volante Gabriel, último jogador a conversar com a imprensa, depois do treinamento de terça-feira, mostrou a cautela adotada por todos no Palmeiras.

"No Campeonato Brasileiro, todos os jogos são decisivos. É o líder contra o segundo, então cria-se esta expectativa. Temos 13 partidas depois, e o campeonato se desenhará nesta continuidade", afirmou o meio-campista, que, no entanto, destacou o efeito de um resultado positivo em casa.

"É um jogo que a equipe tem que impor o ritmo, fazer o mando de jogo prevalecer para abrir quatro pontos e ter uma tranquilidade. Mas, caso isso aconteça, não podemos relaxar", acrescentou.

No Flamengo, o desafio é evitar que a empolgação da torcida passe para dentro de campo. Os torcedores rubro-negros criaram o bem-humorado bordão "cheirinho de hepta" e mostram confiança de sobra que o time irá conquistar o Brasileiro (como é possível ver no vídeo acima).

Tranquilo, o técnico Zé Ricardo tem contornado para que este clima não influa no desempenho da equipe. No duelo desta quarta, os flamenguistas esperam beliscar ao menos um ponto fora de casa.

À vontade, o rubro-negro garante não estar pressionado para o jogo. "Não tem isso de decisão, é mais um jogo importante. Estamos tranquilos, confiantes. Temos que ter a consciência de que temos nossa forma de jogar, independente de quem encaramos, o que nos permite agir com mais naturalidade. E temos ainda o momento que a equipe vive, é bom, a confiança está em alta", relatou o meia Diego, que está invicto em campo desde que chegou ao clube.

Outro bom retrospecto anima a equipe carioca: o Flamengo tem a melhor campanha fora de casa entre os times do Brasileiro.

Sem grandes mudanças na equipe, a única alteração em relação ao último jogo será a entrada de Everton na vaga de Fernandinho, no ataque. Paolo Guerrero segue fora dos titulares por problemas estomacais; Leandro Damião será o titular na noite desta quarta de decisão no Allianz Parque.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS x FLAMENGO

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 14 de setembro de 2016 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO) e Cristhian Passos Sorence (GO)

PALMEIRAS: Jailson; Jean, Yerry Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel (Cleiton Xavier) e Tchê Tchê; Erik (Róger Guedes), Moisés e Dudu; Rafael Marques.
Técnico: Cuca.

FLAMENGO: Alex Muralha; Pará, Rafael Vaz, Réver e Jorge; Márcio Araújo, Willian Arão, Gabriel e Diego; Everton e Leandro Damião.
Técnico: Zé Ricardo.