Topo

Atlético-PR vence, mantém tabu na Arena e freia reação do São Paulo

Ricardo Gomes - Rubenss Chiri/SPFC - Rubenss Chiri/SPFC
Imagem: Rubenss Chiri/SPFC

Do UOL, em São Paulo

18/09/2016 17h51

Mantendo tabu histórico neste domingo (18), o Atlético-PR fez valer seu mando de campo na Arena da Baixada e derrotou o São Paulo por 1 a 0 na 26ª rodada do Brasileirão. Pablo fez o único gol da partida, aproveitando escorregão de Denis em cruzamento à área.

A exemplo do restrospecto contra o Tricolor, o Atlético-PR mantém a Arena da Baixada como seu grande trunfo no campeonato, conquistando em casa os resultados que o levam à sétima posição com 39 pontos. Já o São Paulo, com 34 pontos, tem sua reação encerrada e permanece na segunda metade da classificação, mas já sem olhar para a zona de rebaixamento com tanta agonia – são seis pontos de vantagem para o 17º colocado, Figueirense.

Quem foi bem: Weverton dá segurança ao Furacão

O goleiro do Atlético-PR mais uma vez mostrou segurança, mostrando trabalho nas duas vezes em que foi mais exigido. Os lances agudos foram no primeiro tempo: um desvio de Chávez à queima-roupa, e um chute colocado de Cueva no canto.

Quem foi mal: Wesley não repete boa atuação

Wesley é marcado por meia do Atlético-PR - Rubenss Chiri/SPFC - Rubenss Chiri/SPFC
Imagem: Rubenss Chiri/SPFC

Diferentemente dos jogos contra Figueirense e Cruzeiro, Wesley não conseguiu ter bons momentos neste domingo. O meia se movimentou bem no primeiro tempo, mas errou passes fáceis e sofreu na própria intermediária um desarme que virou boa chance para o Atlético-PR. Após o intervalo ele apareceu menos à medida que o São Paulo também desacelerou, e acabou trocado por Michel Bastos.

Denis mancha atuação com falha decisiva

Denis faz boa defesa contra Atlético-PR - Rubenss Chiri/SPFC - Rubenss Chiri/SPFC
Imagem: Rubenss Chiri/SPFC

Denis fazia boa atuação até o lance do gol atleticano. O goleiro foi exigido três vezes e respondeu com boas defesas em todas, mas falhou justamente no momento mais decisivo. Em cruzamento à área, ele escorregou, trombou com André Lima e não conseguiu alcançar a bola, que ficou limpa para Pablo mandar à rede.

Atlético-PR alterna bons e maus momentos

Atlético-PR e São Paulo disputam bola aérea - Rubenss Chiri/SPFC - Rubenss Chiri/SPFC
Imagem: Rubenss Chiri/SPFC

O Furacão teve bons momentos na primeira metade do jogo. Só não abriu o placar porque o goleiro Denis estava inspirado, mas ainda assim poderia ter explorado melhor a fragilidade são-paulina nas bolas pelo alto. O dono da casa deixou de ditar o ritmo no segundo tempo, e o jogo ficou mais veloz e brigado. A alternância permitiu que o São Paulo se interessasse mais pela partida, mas foi justamente com o confronto equilibrado que o Atlético-PR chegou ao gol.

São Paulo mantém equilíbrio, mas assusta pouco

A defesa tricolor sofreu demais com as jogadas aéreas, perdendo todas. Com a bola no chão, o time reagiu bem ao ritmo do jogo e respondeu à altura nos momentos em que o Atlético-PR acelerou seus ataques. As melhores chances foram por baixo e pararam em boas defesas de Weverton no primeiro tempo, mas após o intervalo o Tricolor exagerou nos cruzamentos.

Tabu de 17 anos é mantido na Arena

O Atlético-PR inaugurou a Arena da Baixada em 1999 e recebeu o São Paulo 14 vezes no estádio até este domingo. Eram dez vitórias rubro-negras e quatro empates desde então, e agora o retrospecto é atualizado com mais uma vitória do Furacão. A torcida rubro-negra aproveitou as estatísticas favoráveis e entoou nas arquibancadas que "o freguês voltou".

Ficha Técnica

Atlético-PR 1 x 0 São Paulo
Data:
18/09/2016
Local: Arena da Baixada, Curitiba-PR
Hora: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS) e Antônio João do Prado Lima Albornoz (RS)
Cartões Amarelos: Léo (Atlético-PR); Denis (São Paulo)
Gols: Pablo aos 34 minutos do segundo tempo.

Atlético-PR: Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Nicolas Vichiatto; Hernani, Otávio, Lucas Fernandes (Juninho), Pablo Felipe e Matheus Rossetto (Luciano Cabral (Renan Paulino)); André Líma. Treinador: Paulo Autuori.

São Paulo: Denis; Buffarini, Maicon (Lyanco), Rodrigo Caio e Mena; Hudson, Thiago Mendes, Wesley (Michel Bastos), Cueva e Kelvin (Robson); Chávez. Treinador: Ricardo Gomes.