Topo

Inter perde para o lanterna com gol de ombro e segue na zona da degola

Do UOL, em Porto Alegre

19/09/2016 21h49

A fase ruim não tem fim e parece piorar a cada dia. Nesta segunda-feira (19), o Internacional perdeu para o lanterna América-MG. Com um gol aos 45 minutos do segundo tempo, de Michael, o time gaúcho não só vive nova série sem vitórias (três rodadas) como continua na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

O desempenho durante todo o jogo, que fechou a 26ª rodada do Brasileirão, não foi bom. Melancólico, o Inter não conseguiu dominar o lanterna. E nos acréscimos, levou um gol surreal. Danilo Fernandes foi encoberto por um desvio de ombro após levantamento na área.

Para o América-MG, a vitória é histórica. O time de Enderson Moreira conseguiu o quarto triunfo no campeonato e chegou aos 18 pontos. O Inter segue com 27 pontos, em 18º lugar e a dois pontos do primeiro time fora da zona da degola.

Na próxima rodada, o América-MG recebe o Botafogo, sábado (24), às 21h (Brasília). Já o Internacional visita o Atlético-MG, domingo (25), às 18h30min.

Matheusinho sai do banco e chama atenção

Matheusinho começou como reserva e entrou ainda no primeiro tempo, no lugar de Osman. Com velocidade, drible e iniciativa, o camisa 10 roubou a cena em um jogo quase sonolento. Criou boas jogadas pelos flancos, arriscou finalizações de fora da área. Tentou e destoou do resto.

Paulão falha e quase entrega gol duas vezes

Zagueiro errou desarmes e saídas de jogo, mas por duas vezes quase colocou tudo em risco. No primeiro tempo, falhou no bote e viu Matheusinho ficar no mano a mano com Artur. Com um chute colocado que passou à direita do gol. Na etapa final, recuperou a bola na frente da área e errou passe. Que acabou no pé de Jonas e terminou com cruzamento que Nixon não aproveitou por milímetros.

Inter faz jogo pesado e não assusta

Um time mais pesado, voltado para marcação, e sem criatividade. Sem nenhuma construção coletiva. O Internacional não conseguiu pressionar o lanterna do campeonato durante todo o jogo e no final, sofreu. A penúria do ataque se resume com o fato: das três melhores chances, duas foram criadas pelos volantes Fabinho e Anselmo. Somente Eduardo Sasha, em rebote dentro da área, representou os atacantes nas tentativas minguadas de marcar.

América-MG toma conta e acerta travessão

O América-MG esperou o Internacional, confirmou a postura defensiva do visitante rapidamente e passou a dominar o jogo ainda no primeiro tempo. Domínio sendo vertical e não com posse de bola. Matheusinho e Ernandes foram as armas do time mineiro para criar mais chances de gol. Em um lance, faltou sorte: a bola explodiu no travessão. Em outro, faltou centímetros: Nixon se atirou e não conseguiu desviar por muito pouco.

Celso Roth fecha o time e só muda após 1h15

Com a meta de não levar gols, Celso Roth radicalizou e tirou Seijas e Nico López do time. Colocou Anselmo e Eduardo Sasha, sob argumento de maior poder de marcação. Mesmo sem conseguir dominar e criar, o treinador só foi mudar o time aos 30 minutos do segundo tempo. Quando Seijas entrou no lugar de Anselmo. Depois, foi a vez de Nico López entrar na vaga de Sasha. E mais tarde, veio a troca menos conservadora. Valdívia por Ceará, com William sendo deslocado para o meio-campo.

Enderson aposta em Osman. E depois em Matheusinho

O jogo do América-MG tinha um conceito mais elaborado e claro. Osman, aberto pelos flancos, era a válvula de escape. Só que o camisa 7, que levou os donos da casa à frente, precisou ser substituído ainda no primeiro tempo. Sem ele, Matheusinho entrou e ocupou o cargo. Virou peça vital para a proposta de atacar às costas dos laterais e ganhar terreno pelos lados.

Goleiro sente no aquecimento

O América-MG teve uma baixa em cima da hora. No aquecimento, o goleiro João Ricardo sentiu lesão no tornozelo e foi vetado pelos médicos. O reserva Fernando Leal acabou jogando. Ele voltou a atuar depois de quatro meses.

FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG X INTERNACIONAL

Data: 19/09/2016 (segunda-feira)
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Rafael Traci (PR)
Auxiliares: Ivan Carlos Bohn e Luiz Santos Renesto (ambos do PR)
Cartões amarelos: Anselmo (INT)
Gol: Michael, aos 45 minutos do segundo tempo (AMG)

AMÉRICA-MG: Fernando Leal; Jonas, Éder Lima, Roger e Gilson (Bruno Telles); Leandro Guerreiro, Juninho, Danilo Barcelos (Michael) e Ernandes; Osman (Matheusinho) e Nixon
Técnico: Enderson Moreira

INTERNACIONAL: Danilo Fernandes; William, Paulão, Ernando e Artur; Anselmo (Seijas), Fabinho, Rodrigo Dourado, Valdívia (Ceará) e Eduardo Sasha (Nico López); Aylon
Técnico: Celso Roth