Topo

Palmeiras é o time que mais castiga o Corinthians na Arena

Moisés, destaque do clássico, comemora o primeiro gol do Palmeiras em Itaquera - Cesar Greco/Fotoarena
Moisés, destaque do clássico, comemora o primeiro gol do Palmeiras em Itaquera Imagem: Cesar Greco/Fotoarena

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/09/2016 06h00

A Arena Corinthians possui uma representatividade assustadora para os rivais do clube de Parque São Jorge. A pressão, a força do torcedor e as vitórias desde a inauguração intimidam a todos. Quase todos. Justamente o Palmeiras, maior rival, sobra diante do adversário alvinegro na casa corintiana.

A vitória por 2 a 0 do último sábado, que quebrou uma invencibilidade de 34 partidas dos corintianos em casa, foi a segunda da equipe alviverde em Itaquera. Nenhum time antes deste final semana vencera o Corinthians mais de uma vez na nova casa.

Em maio do ano passado, pela mesma competição, o Palmeiras repetiu o mesmo placar, com gols de Rafael Marques e Zé Roberto, no último revés do Corinthians como mandante pela Série A antes deste último sábado - a invencibilidade alcançou 29 jogos.

Ao todo, o Corinthians soma cinco derrotas em Itaquera. Além dos dois resultados negativos consecutivos para o arquirrival, Santos (Copa do Brasil-2015), Guaraní-PAR (Copa Libertadores-2015) e Figueirense (Campeonato Brasileiro-2014) também superaram o atual campeão brasileiro na Arena.

O retrospecto positivo do Palmeiras não se resume apenas aos dois triunfos nos Campeonatos Brasileiros. Mesmo quando empatou, deixou o estádio sob festa.

O empate por 2 a 2, ocorrido na semifinal do Paulista-2015, terminou com comemoração verde - nos pênaltis, vitória palmeirense e classificação para a decisão.

A única vitória corintiana veio justamente no primeiro duelo entre os dois arquirrivais em Itaquera: 2 a 0, gols de Guerrero e Petros, que já não defendem mais a camisa alvinegra.

Há a possibilidade de os dois clubes ainda se encontrarem na Arena em 2016. Se ambos avançarem na Copa do Brasil, o sorteio da fase quartas de final poderá colocar mais um duelo entre os rivais na Zona Leste de São Paulo - o outro ocorreria, obviamente, no Allianz Parque.

Caso contrário, o Corinthians aguardará até 2017 - provavelmente no Campeonato Paulista - para tentar equilibrar o confronto direto como mandante. Até lá, o Palmeiras poderá se vangloriar por ser o clube que mais castiga o arquirrival na nova casa.