Topo

Renato Gaúcho cita Barcelona para defender 'novo modelo' do Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

25/09/2016 18h39

O Grêmio mudou, como da água para o vinho. Em conduta de jogo, o time deixou de abusar da posse de bola e trocar passes rondando a área rival para se fechar e sair no contra-ataque. Contra a Chapecoense, neste domingo, na vitória por 1 a 0, teve menos posse de bola que o rival. E ao defender a nova conduta, Renato Gaúcho citou o Barcelona. 

"Depende muito do jogo, o mais importante de tudo são os três pontos. O Barcelona, às vezes, tem 70% ou 75% de posse de bola e não ganha o jogo. Foi dividido porque nos impusemos. O adversário é bem montado, não dá espaço, queriam o contra-ataque. Eu gostei, gostei do espírito de luta. Tiramos um peso dos ombros, fazia alguns jogos que não ganhava, que o ataque não marcava, e conseguimos as duas coisas hoje. Um jogo duro e difícil. Com atacante marcando. Vai dar tranquilidade e mais confiança", explicou Renato Gaúcho.
 
O Grêmio abusou do contra-ataque e se fechou muito bem para voltar a vencer depois de sete partidas. Com gol de Pedro Rocha, no primeiro tempo, conseguiu três pontos e voltou a crescer no Brasileirão. 
 
"Gostei bastante. É a maneira que quero que o time se comporte. O time que briga, praticamente não dá chance ao adversário. Não deu contra o Atlético-PR e não deu hoje. É um ganho. Não é fácil fazer gol, então é muito importante não tomar com facilidade", explicou. 
 
No Brasileirão, o time gaúcho chegou aos 40 pontos, na oitava colocação. Está cinco atrás do G-4. Agora, pela Copa do Brasil, o adversário será o Palmeiras. E o Grêmio garante que não irá priorizar competição alguma. 
 
"Eu falei para vocês quando cheguei: o Grêmio não vai priorizar nenhuma competição, mas buscar o melhor nas duas. Se eu priorizasse, não colocaria titulares hoje. Ainda pensamos no Campeonato Brasileiro. Não vamos nos enganar, título quase impossível, mas G-4 é muito possível. Não podemos nos enganar. A Copa do Brasil também será o que teremos de melhor", finalizou Portaluppi. 
 
A reapresentação dos jogadores já ocorre nesta segunda-feira. Maicon, Kannemann e Edílson estarão novamente à disposição para a próxima quarta.