Topo

Renato Gaúcho pede calma a atacantes e dá força a H. Almeida no Grêmio

Henrique Almeida tenta jogada pelo Grêmio contra a Chapecoense - Lucas Uebel/Grêmio
Henrique Almeida tenta jogada pelo Grêmio contra a Chapecoense Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

26/09/2016 11h53

Em sua entrevista coletiva após a estreia, na última semana contra o Atlético-PR, Renato Gaúcho disse que iria ensinar os atacantes do Grêmio. Mas ainda não teve tempo para isso. Depois de Pedro Rocha quebrar o jejum de gols do time, no domingo, o comandante voltou a sublinhar a necessidade de calma dos homens de frente para concluir. 

"Tenho falado muito com os atacantes. Peço tranquilidade. Se o corpo está mal ajeitado, não adianta chutar. É se livrar da bola, deixar de fazer a jogada. Tem que arrumar o corpo, achar o companheiro. Este é o ensinamento, fui atacante, isso também vem do desespero de querer fazer o gol. Mas tem melhorado muito. Eu vi hoje (domingo) umas duas ou três jogadas assim. Mas precisa mais tranquilidade. O desespero perto da área tem que ser do defensor, não do atacante. Eu não entro em campo, são eles. Não adianta falar e na hora eles não fazerem, mas eles têm melhorado", disse o treinador. 
 
Os números, de fato, não são bons. Na vitória de 1 a 0 sobre a Chapecoense, o Tricolor rompeu um jejum de 500 minutos sem marcar gols. Foram cinco partidas inteiras sem balançar as redes. 
 
Mas mesmo assim, o comando de frente não deve mudar. Henrique Almeida seguiu titular diante dos catarinenses e tende a ser mantido na partida contra o Palmeiras, na quarta-feira, pela Copa do Brasil. 
 
"Gostei dele. Se tecnicamente não esteve tão bem, brigou. É nosso único jogador de área, com o Batista. Se não tiver bem tecnicamente, não pode deixar de lutar. Isso ele fez muito bem", falou Renato. "Coloquei o Henrique porque precisamos dele. Temos este grupo e vamos com eles até o final do ano. Ele deu uma resposta boa, não é aquele atacante goleador, que sobra a bola e ele põe pra dentro, mas tem nos ajudado", completou. 
 
O Grêmio se reapresenta nesta segunda-feira. O duelo com o alviverde paulista abre a disputa das quartas de final da Copa do Brasil.