Topo

É Fred ou Pratto. Marcelo abre disputa entre centroavantes no Atlético-MG

Ou um ou outro. Pratto e Fred disputam titularidade no ataque do Atlético-MG - Bruno Cantini/Atlético-MG
Ou um ou outro. Pratto e Fred disputam titularidade no ataque do Atlético-MG Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

30/09/2016 06h00

Por oito oportunidades, durante 512 minutos, o Atlético-MG teve o ataque formado por Fred e Lucas Pratto. Apesar de o time conquistar mais de 60% dos pontos que disputou com a dupla de centroavantes, o desempenho foi abaixo do ideal. Nos jogos que disputaram juntos, Fred e Pratto marcaram apenas um gol cada. Motivos suficientes para o técnico Marcelo Oliveira iniciar uma disputa pelo posto de centroavante titular, deixando e lado, momentaneamente, a ideia de jogar com os dois ao mesmo tempo.

Com jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, o treinador atleticano tem aproveitado o regulamento para utilizar um goleador para cada competição. Como Fred já disputou a Copa do Brasil pelo Fluminense, o camisa 99 é o titular em jogos do Brasileirão, enquanto Pratto começa jogando as partidas do torneio mata-mata.

E assim foi feito nas quatro últimas partidas, duas por cada competição. Fred foi titular no clássico com o Cruzeiro e contra o Inter, enquanto Pratto ficou no banco em ambos os jogos, entrando no segundo tempo, sempre no lugar do concorrente pela posição. Por outro lado, o argentino foi titular nas duas partidas da Copa do Brasil, atuando durante os 90 minutos.

Então, quem é o centroavante titular do Atlético? Resposta que Marcelo Oliveira ainda não sabe dizer ou pelo menos não quer revelar neste momento. “Chegará o momento de decidir entre um ou outro. É até importante ter um fora e outro jogando, porque, no desgaste de algum deles, você tem um jogador de grande capacidade e fresquinho para fazer seu trabalho”, responde o comandante, que faz elogios aos dois centroavantes.

“São dois jogadores de seleção. Fred esteve na Seleção recentemente, é um exímio finalizador e tem boa técnica. O Pratto é titular da Seleção Argentina e também tem grande poder de conclusão. Quando o Atlético contratou o Fred, foi uma oportunidade de trazer mais um grande jogador, e o Pratto estava machucado. Tentei com os dois, mas a forma tentada não foi legal. Mas acho que podem jogar juntos, um do lado do outro, sem ter um voltando. Eu teria de ter uma composição do time. Poderia ter dois volantes e dois pelas beiradas que marquem mais, para que os dois joguem juntos numa partida de apelo ofensivo”.

Além disso, não é fácil deixar no banco de reservas um jogador como Fred, titular do Brasil na última Copa do Mundo e com a marca de maior goleador do Campeonato Brasileiro por pontos corridos. Com também não é fácil deixar fora do time o atual centroavante titular da seleção argentina, caso de Lucas Pratto. Por isso, Marcelo Oliveira teve uma conversa franca com os dois jogadores, deixando claro suas ideias sobre a formação da equipe para a reta final da temporada.

Pelo rodízio adotado nas últimas semanas, Fred deverá ser o centroavante titular do Atlético contra a Ponte Preta, com Lucas Pratto no banco de reservas. Pelo fato de estar convocado para as duas próximas rodadas das Eliminatórias da Copa do Mundo, o argentino é desfalque certo contra o Corinthians. Algo que deixou Lucas Pratto bastante irritado, ainda mais num momento de disputa por posição com Fred.

“O problema é que aqui não se respeita a data Fifa. Na Europa, nenhuma competição se joga quando joga a seleção. A CBF tem que rever isso, respeitar a data Fifa. Ninguém quer ficar fora da Seleção. A maioria dos atletas aqui estão em um bom momento e sendo convocados. O problema não é nosso, é da CBF, do calendário. É tanto jogo que não se consegue parar na data Fifa. Vamos perder um jogo muito importante, fora de casa. Com certeza quem jogar vai dar o melhor para ganhar do jogo, mas tem que rever muitas coisas”, disse.

Se Marcelo Oliveira basear a decisão de quem vai ser o titular pelos números, Fred leva vantagem sobre Lucas Pratto, pelo menos no Campeonato Brasileiro. Embora o argentino tenha anotado nas três últimas partidas, por todas as competições, Fred tem oito gols em 19 partidas pelo Atlético. Já Pratto marcou somente duas vezes no Brasileirão em 11 partidas. Pela Copa do Brasil também foi às redes por duas vezes, mas em três jogos.