Topo

Na folga, jogadores do Atlético-MG têm uma missão: ver Palmeiras e Flamengo

Sem jogar no final de semana, tarefa será acompanhar os concorrentes na luta pelo título - Bruno Cantini/Atlético-MG
Sem jogar no final de semana, tarefa será acompanhar os concorrentes na luta pelo título Imagem: Bruno Cantini/Atlético-MG

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

09/10/2016 06h00

Como o Atlético-MG já entrou em campo pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, na quarta-feira, quando empatou sem gols com o Corinthians, os jogadores atleticanos estão de folga neste domingo (9). Mas o dia não vai ser totalmente livre. O técnico Marcelo Oliveira fez um pedido aos atletas: acompanhar os jogos de Palmeiras e Flamengo, os outros dois postulantes ao título nacional.

As duas partidas estão marcadas para as 17h. O líder Palmeiras enfrenta o América-MG, mas num jogo bem longe de Belo Horizonte. Com a equipe mineira vendeu o mando de campo, a partida vai ser disputada em Londrina, no norte do Paraná.

Já o Flamengo, apesar de mandante, joga em São Paulo, contra o Santa Cruz. A expectativa é de mais um grande público no Pacaembu, assim como foi nos jogos do time rubro-negro por lá, contra Fluminense, pelo Campeonato Carioca, e Figueirense, pelo Brasileirão.

"Vou pedir, mas para a gente que milita no futebol, pelo profissionalismo, é quase natural que vejam os jogos. Principalmente aqueles jogos que têm ligação direta com a classificação. Mas secar não. O que tiver de acontecer, vai acontecer. Nós temos de preparar para fazer o nosso jogo bem feito, produzir bem, para pontuar. É possível que tenha ainda algum tropeço, alguma adversidade. E temos de estar preparado para encostar novamente e fazer os confrontos diretos".

Com um jogo a mais e quatro pontos atrás do líder, o Atlético pode fechar a rodada 29 em situação ainda mais difícil do que se encontrava em 2015. Também disputando o título nacional, com o Corinthians, o Atlético somava 56 pontos após 29 partidas, cinco atrás da equipe paulista. Como o Palmeiras joga contra o lanterna e com a sensação de estar em casa, a expectativa é que o time treinado por Cuca amplie a vantagem sobre o Atlético para sete pontos.

E a ordem do treinador vai ser seguida, pelo menos com o atacante Clayton. "Vou aproveitar o dia para descasar com meus familiares, mas neste momento do campeonato não tem como se desligar de tudo. Vou até torcer pelo América", disse o jogador atleticano.

Apesar do favoritismo para Palmeiras e Flamengo, que jogam contra os dois piores times da competição, o técnico Marcelo Oliveira mantém o otimismo e lembra de como é difícil uma partida do Campeonato Brasileiro.

"A questão é que eles vão jogar. Pode passar na cabeça de muita gente que eles vão pontuar, mas tem jogo. Tem jogo com o América, tem jogo com o Santa Cruz. E os jogos do Campeonato Brasileiro são sempre muito duros. Por mais que Palmeiras e Flamengo tenham uma boa regularidade, uma boa produção, eles têm uma rodada para cumprir e nós já cumprimos".

Em função das Eliminatórias para a Copa do Mundo, a rodada 29 foi desmembrada em muitas datas. O Atlético volta a jogar somente nesta quinta-feira, quando recebe o América-MG, no Mineirão, às 19h30.