Topo

Histórico do ano e rivalidade deixam Atlético-MG em alerta contra lanterna

Júnior Urso vai ser titular do Atlético-MG no clássico com o América-MG - Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro
Júnior Urso vai ser titular do Atlético-MG no clássico com o América-MG Imagem: Bruno Cantini/Clube Atlético Mineiro

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

13/10/2016 06h00

Enfrentar a pior equipe da competição pode ser o momento para aproveitar e somar pontos preciosos. Ainda mais quando se trata de um adversário que não venceu nenhuma partida como visitante, caso do América-MG. Apesar de somar 32 pontos a mais do que o rival, o Atlético-MG não espera um jogo fácil, nesta quarta-feira, às 19h30, no Mineirão.

O confronto válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro é crucial para a equipe alvinegra, que sonha com o título nacional e está sete pontos atrás do líder Palmeiras. Qualquer outro resultado que não seja a vitória vai ser um desastre para o lado alvinegro. Mas o fato de pegar o último colocado não torna as coisas mais fáceis para o Atlético.

O histórico de clássicos na temporada 2016 mostra para isso. O Atlético tem somente uma vitória sobre o América no ano, isso em cinco clássicos disputados. Para completar, o rival da noite tirou o título mineiro do Atlético. Motivos que fazem os jogadores atleticanos esperarem por mais um confronto complicado, como foram todos os outros nesta temporada.

“É um clássico, um jogo que o América vai querer endurecer, vai querer mostrar serviço. Existe a questão da dignidade, da honra, do respeito. Isso já é motivo suficiente para eles entrarem em campo querendo ganhar da gente. Temos de entrar atentos, não achar que pelo fato de o América ser o último colocado que o jogo vai ser menos complicado. Muito pelo contrário. A gente espera um jogo difícil, pegado, é um clássico. O América é um time que tem complicado bastante a nossa vida”, disse o goleiro Victor, quer outro lado não descarta a obrigação pelo resultado que tem a equipe alvinegra.

“O Atlético briga pelo título, então tem a obrigação de vencer todos os jogos que disputar, porque estamos numa reta final de campeonato e cada ponto é decisivo. Temos de pensar em vencer o América, não temos de pensar de outra forma se quisermos brigar pelo título”.

A única vitória do Atlético sobre o América em 2016 foi pelo Brasileirão, no primeiro turno. E não foi fácil. Naquele momento o Atlético lutava para encostar nas primeiras colocações, após um começo ruim de competição, enquanto o América já estava na lanterna. Robinho, logo no início da partida, fez o único gol do clássico.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG X AMÉRICA-MG

Data: 13 de outubro de 2016, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Motivo: 30ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa/SP)
Assistentes: Rogério Pablos Zanardo e Danilo Ricardo Simon Manis (ambos de SP)

ATLÉTICO-MG: Victor, Carlos César, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Rafael Carioca, Júnior Urso e Cazares; Clayton, Robinho e Fred.
Técnico: Marcelo Oliveira.

AMÉRICA-MG: João Ricardo, Jonas (Pablo), Messias, Éder Lima e Gilson; Leandro Guerreiro, Juninho, Ernandes, Tony e Matheusinho; Michael.
Técnico: Enderson Moreira.

Quer receber notícias do Atlético-MG de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

Quer receber notícias do América-MG de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.