Topo

Atlético-MG busca recorde de vitórias para seguir sonhando com o Brasileiro

Atlético-MG vive ótima fase no Estádio Independência - Thomas Santos/AGIF
Atlético-MG vive ótima fase no Estádio Independência Imagem: Thomas Santos/AGIF

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

23/10/2016 06h00

Se vencer o Figueirense, neste domingo, às 19h30, no Independência, o Atlético-MG vai dar mais um passo para confirmar a vaga na fase de grupos da Copa Libertadores e, quem sabe, seguir sonhando com o título nacional. Só que o jogo deste final de semana tem um peso diferente no quesito histórico.

O Atlético pode bater seu recorde de triunfos consecutivos como mandante em Campeonatos Brasileiros. Já são 11 vitórias em sequência, assim como vez o time de 1977, que tinha Reinaldo, Cerezo e outros tantos grandes jogadores, que terminou a competição como vice-campeão. Vencer a 12ª partida seguida também dará ao Atlético outro recorde.

Além de superar a própria marca, o clube mineiro pode alcançar o Santos, que em 2005 venceu 12 vezes seguidas como mandante. A merca estabelecida 11 anos atrás é até hoje a maior na era dos pontos corridos, de acordo com o site Futdados.

A primeira das 11 vitórias consecutivas do Atlético foi contra a Ponte Preta, pela 9ª rodada, quando time venceu a primeira sob o comando de Marcelo Oliveira. Os dez triunfos seguintes foram diante de Corinthians, Botafogo, Coritiba, Santa Cruz, Chapecoense, Atlético-PR, Vitória, Sport, Internacional e América-MG.

Mas para o duelo deste domingo, em função da Copa do Brasil, o Atlético pode não ter força máxima. Embora ainda tenha chance de ser campeão brasileiro, a prioridade do clube se tornou a Copa do Brasil, já que são apenas quatro partidas para uma eventual conquista. Já no Brasileirão, são oito pontos de distância para o líder Palmeiras.

“Teremos uma conversa para mobilizar o grupo. Não pode haver nenhum relaxamento. Ainda temos possibilidades, o futebol pode tudo. Palmeiras e Flamengo têm jogos complicados. Além disso, temos pretensões de ficar entre os três primeiros do Brasileiro. Ainda temos a Copa do Brasil na reta final. Não dá para priorizar, mas podemos pensar em poupar alguns jogadores que estiverem desgastados fisicamente”, comentou o técnico Marcelo Oliveira.

Ficha técnica
Atlético-MG x Figueirense

Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 23 de outubro de 2016 (domingo)
Horário: às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Assistentes: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)

Atlético-MG
Victor; Carlos César, Frickson Erazo, Gabriel e Fábio Santos; Júnior Urso, Leandro Donizete, Juan Cazares (Lucas Pratto) e Rómulo Otero (Clayton); Robinho e Fred.
Técnico: Marcelo Oliveira.

Figueirense
Gatito Fernández; Ayrton, Marquinhos, Werley e Marquinhos Pedroso; Renato, Ferrugem, Jackson Caucaia e Bady; Everton Santos e Lins (Rafael Silva).
Técnico: Marquinhos Santos.