Topo

Fernando Prass vai a campo e calça as luvas pela 1ª vez após cirurgia

O goleiro Fernando Prass volta a treinar com luvas - Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
O goleiro Fernando Prass volta a treinar com luvas Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/10/2016 17h06

Em processo de recuperação de uma cirurgia no cotovelo direito, Fernando Prass avançou no processo de retorno ao gramado, previsto para somente 2017. Na chuvosa tarde desta terça-feira, o goleiro calçou as luvas pela primeira vez e praticou defesas moderadas durante trabalho na Academia de Futebol do Palmeiras.

Liberado há uma semana para a musculação dos membros superiores, Prass trabalhou sob a orientação do preparador Oscar Rodríguez, em um circuito que misturava reposição de bola e defesas de arremates no corpo; o veterano ainda não realiza quedas e atividades com maior impacto.

A evolução no tratamento do goleiro supera a expectativa do departamento médico palmeirense. O retorno aos jogos, no entanto, segue planejado somente para a próxima temporada.

Entre os jogadores de linha, a atividade sob chuva contou com a presença de Gabriel Jesus. De volta após cumprir suspensão por terceiro cartão amarelo na vitória por 2 a 1 sobre o Sport, o atacante participou de um treino de toques curtos com quem não iniciou o duelo do último domingo.

Os titulares, por outro lado, participaram de uma atividade na academia do centro de treinamento palmeirense. A equipe retorna ao trabalho na tarde desta quarta-feira; o próximo compromisso do clube alviverde está marcado para sábado, às 19h30 (de Brasília), contra o Santos.

Quem joga no sábado?

O goleiro Jailson recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Sport e desfalcará a equipe no clássico de sábado contra o Santos, pela 33ª rodada. A ausência do veterano de 35 anos pode significar a primeira oportunidade para o jovem Vinicius Silvestre, cria da 'Escola de Goleiros' do clube.

Enquanto Jailson aproveitou a rara oportunidade de atuar, em virtude da cirurgia de cotovelo de Fernando Prass, que volta apenas em 2017, Vinicius impressiona a comissão técnica; a evolução do jogador de 22 anos foi alvo de elogios do técnico Cuca.

O outro goleiro é Vagner, mas perdeu espaço após falhar contra a Chapecoense ainda pela 18ª rodada do Brasileiro.