Topo

São Paulo repete fórmula dos anos 1980 e aposta em garotos da base

Luiz Araújo comemora gol marcado contra o Corinthians - Rubens Chiri / saopaulofc.net
Luiz Araújo comemora gol marcado contra o Corinthians Imagem: Rubens Chiri / saopaulofc.net

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

14/11/2016 06h00

Sem querer gastar demais e com uma geração talentosa vindo de Cotia, o São Paulo pretende repetir uma fórmula dos anos 1980 e apostar nos jovens das categorias de base. Desta maneira, David Neres, de 19 anos, Luiz Araújo (20), Pedro (20) e Lucas Fernandes (19) devem ser aproveitados na próxima temporada. 

"Claro que é bom apostar nesses meninos. São jogadores que têm potencial, mas todo clube que quer ganhar título não pode querer vender jogador. Não somos fornecedores e precisamos exercer essa linha", disse Marco Aurélio Cunha, diretor executivo do clube.

A ideia é mesclar os garotos com jogadores mais experientes, como o meia Cueva e o atacante Wellington Nem. Tal receita deu certo com a equipe dos chamados Menudos em 1985, que tinha os então promissores Nelsinho, Muller, Silas e Sidney e os já tarimbados Darío Pereyra, Pita e Careca.

"Não é uma questão de política, mas de momento. Algo que estamos enxergando. Mas eles necessitam ter respaldo. Precisamos ter jogadores que possam dar esse apoio", completou Cunha.

Essa, porém, não será a primeira vez que o São Paulo adotará tal estratégia. Nos anos 90, o clube revelou o expressinho, com jogadores como Rogério Ceni e Denílson. Na década seguinte, surgiram também Kaká e Júlio Baptista

"Ninguém repete nada, a vida é dinâmica, mas os exemplos são bons e a safra também. É difícil ter um ataque inteiro bom, uma geração inteira virtuosa, com jogadores rápidos e dribladores. Às vezes, nessa linha, você consegue até contra a regra subir muitos jogadores da base de uma vez", afirmou Cunha.

Os jovens talentos estão motivados com a oportunidade de mostrar serviço e acreditam que podem ajudar o Tricolor a voltar a vencer campeonatos.

"Espero um ano muito bom. Quero conquistar títulos pelo São Paulo, o meu primeiro pelo profissional. Vai ser um ano muito bom. Já ouvi bastante que vão usar garotos da base e nós estamos preparados para dar conta do recado", garantiu Luiz Araújo, que não se assusta com a cobrança no profissional. "Mais pressão do que tinha nesse ano não vai ter", previu Araújo.

Quer receber notícias do São Paulo de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.