Topo

São Paulo cede empate ao Grêmio e vê sonho da Libertadores distante

Renato Gaúcho - Rubens Cavallari/Folhapress - Rubens Cavallari/Folhapress
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

17/11/2016 21h25

O São Paulo foi superior ao Grêmio no primeiro tempo, mas perdeu ritmo na etapa final e cedeu empate por 1 a 1 nesta quinta-feira (17), no Morumbi, pela 35ª rodada do Brasileirão.

Chávez, num golaço de cobertura, abriu o placar para o tricolor paulista, mas Ramiro, em belo passe de Douglas, deixou tudo igual para o tricolor gaúcho. O empate não é bom para ninguém, mas pior para o São Paulo.

Os comandados de Ricardo Gomes foram a 46 pontos, na 13ª colocação, ficando a seis do primeiro time do G-6, o Atlético-PR, que tem 52. Por sua vez, o Grêmio, que não poupou jogadores para a primeira final da Copa do Brasil, subiu a 50 pontos, na 8ª posição, ainda na briga pela Libertadores via Brasileirão.  

Chávez encobre Grohe de biquinho

Chavez - Rubens Cavallari/Folhapress - Rubens Cavallari/Folhapress
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

O São Paulo foi mais perigoso que o Grêmio no primeiro tempo. Enquanto os visitantes buscavam cadenciar o jogo no meio de campo, mas praticamente não criaram chances de gol, os donos da casa apostaram nos contra-ataques em velocidade, principalmente a partir das arrancadas de Cueva. Aos 11 minutos, João Schmidt acertou longo lançamento para Chávez, que aproveitou saída indecisa de Marcelo Grohe e encobriu o goleiro com o bico da chuteira. Golaço!

Depois que abriu o placar, o São Paulo tomou de vez o controle do jogo e poderia ter ampliado em pelo menos duas oportunidades. Primeiro com Luiz Araújo, que pegou bonito de fora da área mas parou em Grohe. E depois com Cueva, que entrou na zaga driblando e viu o goleiro do Grêmio defender à queima roupa com as pernas. Por sua vez, com toque de bola estéril, o Grêmio foi aos vestiários praticamente sem assustar Denis.

Juiz interrompe partida por causa de sinalizador

Foi um sinalizador dar sinal de vida na arquibancada do Morumbi que o árbitro Jailson Freitas interrompeu a partida. Aconteceu no início do segundo tempo, mas o artefato logo foi apagado e o juiz deu seguida à partida. A cena se repetiu cerca de cinco minutos depois, para dar início a nova paralisação. Na segunda ocasião, o capitão Maicon se dirigiu aos torcedores e pediu que apagassem os sinalizadores. Situação semelhante já havia acontecido na vitória por 4 a 0 do São Paulo sobre o Corinthians na última rodada do Brasileirão.

São Paulo volta desligado e Grêmio empata

Grêmio - Rubens Cavallari/Folhapress - Rubens Cavallari/Folhapress
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

O finalista da Copa do Brasil voltou melhor para o segundo tempo, marcando a saída de bola por pressão, mais agressivo. Em compensação, o São Paulo não retornou com a mesma intensidade, aparentado estar um pouco desligado no jogo. Foi assim que o Grêmio reverteu o domínio dos donos da casa, começando a forçar boas intervenções do goleiro Denis. E na primeira grande chance que teve na partida, o tricolor gaúcho balançou as redes. Douglas enfiou na medida para Ramiro bater cruzado e empatar o jogo.

Após levar o empate, o São Paulo melhorou um pouco e viu o Grêmio recuar suas linhas de marcação, assumindo postura mais cautelosa. Assim, embora não tenha conseguido retomar o domínio total do jogo, o São Paulo quase chegou à vitória em duas oportunidades. David Neres tirou tinta da trave de Marcelo Grohe, que ainda salvou chute de Chávez nos minutos finais da partida. 

O melhor: Cueva

Mesmo sem repetir a brilhante atuação do clássico contra o Corinthians, quando marcou um gol e deu três assistências, Cueva foi mais uma vez o destaque positivo do São Paulo. O peruano não se abateu com a maratona de jogos e construiu quase todos os lances de perigo do São Paulo.

O pior: Luiz Araújo

Luiz Araújo perdeu boas oportunidades e poderia ter soltado mais a bola. Sem agradar o técnico Ricardo Gomes, o atacante deu lugar para Carlinhos no segundo tempo.

Selecionáveis

cueva - Rubens Cavallari/Folhapress - Rubens Cavallari/Folhapress
Imagem: Rubens Cavallari/Folhapress

Mesmo depois de participarem da rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo na terça-feira, Cueva, Rodrigo Caio, Mena e Buffarini começaram a partida como titulares. O peruano, que esteve em campo nos 90 minutos contra o Brasil, em Lima, impressionou pelo bom condicionamento físico e criou a maior parte das jogadas do São Paulo.

Artilharia

O atacante Chávez fez o seu oitavo gol em 21 jogos com a camisa do São Paulo. O argentino passou a ser vice-artilheiro do tricolor paulista na temporada, atrás apenas do compatriota Calleri, com 16 gols em 31 partidas. Apesar disso, levou cartão amarelo e está suspenso da próxima partida, fora de casa, contra a Chapecoense.

Pegaram no pé

O meio campista Maicon foi recepcionado por vaias no Morumbi. O jogador atuou no São Paulo entre 2012 e 2015 e deixou o clube por, entre outros motivos, ser alvo constante das críticas da torcida. Pelo lado do São Paulo, Carlinhos entrou no segundo tempo, no lugar de Luiz Araújo e também ouviu vaias de parte da torcida.

R. Gaúcho escala o que tem de melhor

Após escalar um mistão contra o Sport e ser derrotado por 3 a 0 na Arena Grêmio na última rodada do Campeonato Brasileiro, Renato Gaúcho levou a campo contra o São Paulo o que tinha de melhor à disposição. Podendo se classificar à Libertadores também pelo Brasileirão, ele não poupou jogadores para a primeira partida final da Copa do Brasil, no meio da semana que vem, contra o Atlético-MG, e escalou o time titular no Morumbi.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 1 X 1 GRÊMIO

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 17 de novembro, quinta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Assistentes: Alessandro Rocha de Matos e Elicarlos Franco de Oliveira (ambos da BA)
Gols: Chávez, aos 11 minutos do primeiro tempo; Ramiro, aos 20 minutos do segundo tempo

SÃO PAULO: Denis; Buffarini, Maicon, Rodrigo Caio e Mena; João Schmidt, Thiago Mendes (Hudson) e Cueva; David Neres, Luiz Araújo (Carlinhos) e Chávez
Técnico: Ricardo Gomes

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Wallace Reis e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha (Everton); Luan
Técnico: Renato Gaúcho