Topo

Atlético-PR bate o Sport em casa e aumenta vantagem sobre o Corinthians

André Lima - Marco Oliveira/Clube Atlético Paranaense - Marco Oliveira/Clube Atlético Paranaense
Imagem: Marco Oliveira/Clube Atlético Paranaense

Do UOL, em São Paulo

20/11/2016 18h55

O Atlético-PR deu mais um passo rumo à Libertadores 2017. O time do técnico Paulo Autuori bateu o Sport por 2 a 0 nesta tarde deste domingo, na Arena da Baixada. André Lima e Thiago Heleno marcaram os gols do triunfo rubro-negro em Curitiba.

Com a vitória em casa, o Atlético-PR soma 55 pontos, mantendo a sexta posição no Campeonato Brasileiro. O Grêmio tem 53, contra 51 do Corinthians - o time paulista entra em campo nesta segunda-feira para enfrentar o Inter em casa.

Na próxima rodada do Brasileirão, Atlético-PR e Corinthians farão um confronto direto em Itaquera, enquanto o Grêmio pegará o Santa Cruz fora de casa. No jogo final, os paranaenses recebem o Flamengo na Arena da Baixada. A equipe paulista mede forças com o Cruzeiro no Mineirão. Os gremistas, por sua vez, enfrentam o Botafogo em Porto Alegre.

Blitz paranaense

Após um começo morno, o Atlético-PR assustou o Sport aos 19 minutos. No lance, Pablo tocou para o meio da área e André Lima errou a finalização de cabeça. Dois minutos depois, o atacante não perdeu a chance. Para marcar, porém, o jogador contou com a sorte: Magrão fez uma defesa difícil, mas a bola, no rebote, bateu em André Lima e acabou dentro do gol.

Com intensidade e muitas jogadas pelo lado direito, o Atlético-PR conseguiu marcar o segundo gol depois de 12 minutos. O Sport, sem reação, não conseguiu chegar à área paranaense - Weverton, dessa forma, foi um mero espectador.

Novo cenário

Na etapa final, o goleiro da seleção brasileira impediu que o Sport diminuísse a vantagem do Atlético-PR. O arqueiro fez uma defesa difícil aos 15 minutos, depois de uma chute à queima-roupa de Rithely.

Árbitro com autonomia

Dewson Fernando Freitas da Silva assinalou pênalti para o Atlético-PR aos 33 minutos do primeiro tempo, após uma blitz do time da casa. No lance, o juiz marcou toque na mão do volante Ronaldo mesmo sem a ajuda do auxiliar, que deu nada havia marcado. Thiago Heleno cobrou com força e ampliou o placar na Arena da Baixada.

Libertadores depois de três anos?

O Atlético-PR está bem perto de voltar à competição continental. A última vez que a equipe do Paraná disputou o torneio foi em 2014, depois de terminar o Brasileirão 2013 na terceira colocação. Na Libertadores, porém, o time não conseguiu avançar à fase de mata-mata, terminando na terceira posição do seu grupo. No total, o Atlético-PR já atuou em quatro edições: 2000, 2002, 2005 e 2014.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR 2 X 0 SPORT
Data: 20 de novembro (domingo)
Horário: 17h (horário de Brasília)
Competição: Campeonato Brasileiro (36ª rodada)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Marcio Gleidson Correia Dias (PA) e Helton Nunes (SC)
Cartões amarelos: Ronaldo e Rithely (Sport)
Gols: André Lima, aos 21, Thiago Heleno, aos 34 minutos do primeiro tempo.
ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Paulo André, Thiago Heleno e Nicolas; Otávio, Hernani, Lucas Fernandes (Nikão), Lucho González (Marcos Guilherme) e Pablo; André Lima. Técnico: Paulo Autuori.
SPORT: Magrão; Samuel Xavier, Matheus Ferraz, Ronaldo Alves e Renê; Rithely, Ronaldo (Apodi), Diego Souza, Everton Felipe (Gabriel Xavier) e Rodney Wallace (Túlio de Melo); Rogério. Técnico: Daniel Paulista.