Topo

Inter emite nota oficial explicando posição e usará símbolo da Chapecoense

Camisa do Inter com o símbolo da Chapecoense que será usada pelo clube - Ricardo Duarte/Inter
Camisa do Inter com o símbolo da Chapecoense que será usada pelo clube Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Do UOL, em Porto Alegre

02/12/2016 12h59

Por conta da repercussão negativa dos últimos dias, o Internacional resolveu se manifestar. Em nota oficial, disse que jamais pretendeu afetar o Brasileiro com o cancelamento da última rodada, pretendida pelos jogadores. E ainda utilizará  o escudo da Chapecoense em seu uniforme diante do Fluminense. 

O Colorado, nesta sexta, já pintou de verde a capa de seu site em homenagem ao clube de Santa Catarina. O voo que levaria a Chapecoense até a Colômbia para a final da Copa Sul-Americana sofreu um acidente que vitimou 71 pessoas. Mais tarde, o Colorado mostrou seu uniforme a ser usado na última rodada, com símbolo da Chape e dizeres de #ForçaChape nas costas. 

Mas os jogadores não querem atuar diante do Flu. Na quinta-feira, o elenco se manifestou colocando-se contrário a realização da rodada final. No entanto, Alex, que falou em nome dos demais, disse que a decisão superior será respeitada, seja qual for. 

A principal repercussão negativa veio da manifestação do presidente Vitório Píffero, que disse que o Brasileiro ficaria 'incompleto' e acrescentou que rebaixar o Inter 'não seria a melhor saída'. 

Para explicar, o clube divulgou uma nota oficial nesta sexta, afirmando jamais ter se colocado contra o eventual rebaixamento. O Colorado ocupa posto na linha de queda e depende de uma vitória diante do Flu com resultados negativos de Sport ou Vitória para não cair. 

Enquanto isso, no STJD, o Internacional busca retirar pontos do rubro-negro baiano. Sob ótica vermelha, o jogador Victor Ramos atuou inscrito irregularmente e pontos de 26 jogos (número que ele participou) precisam ser retirados da equipe. Na tarde de quinta-feira, uma manifestação oficial no Tribunal foi feita e em três dias úteis o STJD irá se manifestar. Mas o presidente já adiantou que não irá aceitar qualquer ação 'no tapetão' do Colorado. 

Ainda na nota oficial, o Colorado informou que seu presidente, Vitório Píffero, e outros vice-presidentes estarão presentes no velório coletivo das vítimas do acidente, que ocorrerá em Chapecó. 

Confira a nota oficial do Inter: 

Os atletas profissionais do Sport Club Internacional manifestaram publicamente seu profundo sentimento de dor e solidariedade diante da fatalidade que atingiu a Chapecoense, o futebol brasileiro e toda a comunidade esportiva no mundo inteiro, e o fizeram em seu próprio nome, com o protagonismo que suas relações profissionais asseguram, num Clube que historicamente os respeita como os principais agentes do futebol, juntamente com o torcedor, sem discriminação de qualquer espécie.
 
A direção do Internacional compreendeu e respeitou a manifestação de seus profissionais, e o fez pela palavra de seu Presidente, mas em nenhum momento expressou qualquer proposta que afetasse a competição.
 
O Internacional reafirma seu compromisso com a legalidade e os fundamentos morais de toda competição, o que faz com o mesmo respeito que merecem os resultados de campo, sejam os desfavoráveis , como os mais recentes, sejam as imensas conquistas da sua história. Qualquer que seja o caminho a que nos destinem os próximos resultados, o Internacional o percorrerá com a sua invariável dignidade.