5 provas de que o maior desafio do Inter é controlar o emocional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

  • Rubens Cavallari/Folhapress

    Inter precisa vencer o Fluminense e torcer contra Sport e Vitória na última rodada

    Inter precisa vencer o Fluminense e torcer contra Sport e Vitória na última rodada

Alheio ao movimento da diretoria junto ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o Internacional se prepara para lutar contra o rebaixamento na última rodada do Campeonato Brasileiro. E diante do Fluminense, no domingo, o lado emocional será um adversário extra ao time comandado por Lisca. O cenário necessário para escapar e os últimos meses jogam contra e exigem ainda mais da equipe.

O UOL Esporte mostra cinco provas de que as pernas não são o maior desafio do Inter no jogo mais importante de sua história recente.

1) Meio time desabou

Contra o Cruzeiro, a tensão era quase palpável. Quando Valdívia disparou e marcou o gol, cinco jogadores simplesmente desabaram no gramado. O ato foi encarado nos bastidores como reflexo da enorme pressão naquela tarde. Sem gols, o Inter ficaria à mercê do Vitória. E no dia seguinte, o time baiano venceu o Coritiba.

"A sensação foi de alívio, mas a gente tem que continuar. Eu não caí no chão, mas senti alívio como todo mundo", confirmou o lateral direito William.

2) Abalo pela Chapecoense

A tragédia com o voo da Chapecoense mexeu com o grupo de jogadores do Inter. Na semana passada, o grupo de jogadores pediu para se manifestar duas vezes. E em ambas, afirmou estar abalado. Sem condições psicológicas para atuar. A situação foi exposta a Lisca, antes de um treino. O treinador tentou argumentar, mas foi convencido de que o elenco precisava falar.

"Eu fico triste ao ver os jogadores sem força, prostrados. Eu cheguei aqui faz 14 dias e estou muito mais leve que qualquer um no Beira-Rio. Não fiz as viagens, não deixei a família. Então eu respeito eles, mas vou trabalhar para trazer eles para o jogo. O tempo é o senhor das ações. Vou trabalhar para eles estarem preparados", comentou Lisca.

3) Inexperiência do time

A reformulação do elenco na virada de 2015 cobra o preço todo dia. Em agosto, o departamento de futebol montado às pressas para salvar o clube detectou que a falta de experiência era um dos principais problemas. Tanto que foram realizadas palestras motivacionais e trabalhos individuais para controlar o psicológico dos jovens. Ainda assim, o elenco não consegue reagir bem à adversidade e altos e baixos de jogos e atuações.

4) Mancha na história

Maior que o bicampeonato da Copa Libertadores, fonte de orgulho superior até ao Mundial de Clubes conquistado diante do Barcelona. O fato do Inter jamais ter caído para a Série B é uma espécie de título imaterial no Beira-Rio. E estar perto de manchar esta história incomoda.

"Eu cresci aqui. Será muito difícil. Não posso pensar em cair, nem quero pensar nisso", disse Rodrigo Dourado. "Vamos lutar para o nosso nome não entrar para a história assim", afirmou Anderson.

5) Não depender de si

Para escapar, o Inter precisa vencer o Fluminense e torcer muito por Figueirense e Palmeiras. Só assim o Colorado consegue superar Vitória ou Sport, rivais contra a degola. E saber resultados paralelos, ou não, é um dos dilemas do elenco.

"É difícil não ter informação externa, mesmo dos torcedores. Você vê pela reação... Mas eu não quero saber, prefiro não saber", disse Danilo Fernandes.

Quer receber notícias do Inter de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos