Topo

CBF denuncia o Internacional por falsificação em 'caso Victor Ramos'

Troca de e-mails entre CBF e Vitória que foi anexada pelo Inter à petição - Reprodução
Troca de e-mails entre CBF e Vitória que foi anexada pelo Inter à petição Imagem: Reprodução

Danilo Lavieri, Jeremias Wernek e Marcello De Vico

Do UOL, em Chapecó, Porto Alegre e São Paulo

09/12/2016 18h30

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) encaminhou ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) denúncia por suposto uso de documento falso na petição apresentada pelo Internacional para reabrir o caso envolvendo a transferência e registro do zagueiro Victor Ramos, emprestado pelo Monterrey-MEX. Agora, o tribunal decidirá se encaminha ou não a denúncia ao Ministério Público do Rio de Janeiro.

Segundo a entidade que comanda o futebol brasileiro, um dos anexos apresentados pelo Inter em sua petição enviada ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) "não é verdadeira, inteiramente desprovida de fé, cuja autenticidade fica expressamente impugnada".

A CBF cita que o documento adulterado seria e-mail do diretor de Registros e Transferências Reynaldo Buzzoni. Mas não esclarece se foi um dos documentos vazados na última semana, em diálogo com funcionário do Vitória, ou se é item apresentado anteriormente.

"Não existe a mínima possibilidade disso (falsificação nos documentos). Temos absoluta certeza de que os documentos são autênticos e idôneos. Todos os documentos podem ser provados", afirmou Giovani Gazen, vice-presidente jurídico do Internacional, à Rádio Gaúcha.

Ameaçado de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Inter entrou com pedido no STJD para que o Vitória seja punido por uma suposta escalação irregular do zagueiro Victor Ramos. Desta forma, o time gaúcho se livraria da queda à Série B pela perda de pontos do time baiano.

documento cbf - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Na última quinta-feira, a Procuradoria do STJD decidiu não acolher o pedido e arquivou o processo contra o Vitória. Mesmo assim, o Inter emitiu nota oficial nesta sexta-feira (9) e afirmou que ainda estuda os recursos cabíveis no caso.

Confira a nota oficial divulgada pela CBF sobre a denúncia

Tendo em vista a matéria veiculada pela imprensa relacionada ao registro do atleta Victor Ramos, do Esporte Clube Vitória, a Confederação Brasileira de Futebol esclarece que arguiu hoje, no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), a falsidade de e-mails atribuídos ao Sr. Reynaldo Buzzoni, Diretor de Registro e Transferência da entidade.

Tal documentação, apresentada e juntada aos autos do processo pelo Sport Club Internacional, teve sua autenticidade impugnada por ser desprovida de fé, conforme procedimento hoje protocolado no STJD (ver anexo).

O Vitória se pronuncia

“Tenho conhecimento [da denúncia]. Não tenho essa informação [de quais documentos], mas me parece que tem alguma coisa a ver com os e-mails. Fomos tomados de surpresa por mais essa e vamos passar para o departamento jurídico. O Vitória é uma grande vítima desse negócio todo”, disse Manoel Matos, vice-presidente do Vitória.

“O Vitória lamenta. A história estava feinha, agora vai ficar horrorosa. O Vitória, nesse momento, vai passar para o departamento jurídico, avaliar tudo para gente fazer uma ação contra os clubes que estão tentando nos prejudicar. Contra o Internacional e o Bahia. Toda documentação do Internacional foi do Bahia. O Bahia, inclusive, foi quem fez todo processo para o Flamengo de Guanambi [pelo Campeonato Baiano]. Vamos apurar tudo isso para tomar uma decisão. Tudo isso começou com o Flamengo de Guanambi, orientado pelo Bahia, e depois o próprio Esporte Clube Bahia entrou no processo. Vamos apurar todos os danos causados pelo Flamengo, pelo Bahia e pelo Internacional.”

Quer receber notícias do Internacional de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.