Topo

Rebaixado, Inter anuncia Antônio Carlos Zago como novo técnico

Mário Angelo/Folhapress
Imagem: Mário Angelo/Folhapress

Do UOL, em Porto Alegre

12/12/2016 09h31

Menos de 24h após ser rebaixado, o Internacional deflagrou os planos para voltar. Nesta segunda-feira (12) o clube gaúcho anunciou oficialmente a contratação de Antônio Carlos Zago. O treinador se despediu do Juventude no domingo e aguardava apesar o desfecho do Campeonato Brasileiro para ser confirmado.

Zago chega ao Beira-Rio com Galeano, ex-volante do Palmeiras, como auxiliar técnico. E Carlos Pacheco para a função de preparador físico. O trio terá contrato até o final de 2017 e substituirá Lisca, contratado para as últimas três rodadas do Brasileirão.

O nome de Zago foi escolhido há tempos por Marcelo Medeiros, presidente eleito no último sábado com mais de 94% dos votos da torcida. O pleito e a temporada em andamento eram os entraves para o anúncio. Ele será apresentado na terça-feira pela manhã.

Sucesso recente no Juventude

Zagueiro multicampeão por São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians, Antônio Carlos Zago iniciou a carreira de técnico em 2009, pelo São Caetano, e foi contratado pelo Palmeiras no ano seguinte. Ficou apenas 19 jogos no cargo.

Na sequência da carreira, rodou por times de menor expressão como Mogi Mirim, Grêmio Barueri e Audax antes de viajar para a Europa, onde trabalhou como assistente da Roma (2013) e Shakhtar Donetsk (2013 a 2015).

De volta ao Brasil, chamou a atenção por seu trabalho no Juventude, clube que levou para as quartas de final da Copa do Brasil e conseguiu acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro. O time de Caxias do Sul ainda foi vice-campeão gaúcho com Zago, perdendo a final para o próprio Inter.

Novo velho diretor

Junto com a comissão técnica, o Internacional confirmou seu diretor executivo: Jorge Macedo. Formado no estádio Beira-Rio, ele foi promovido a gerente de futebol em 2014. Ficou no cargo até o ano passado, quando aceitou proposta do Fluminense e deixou Porto Alegre. Antes da última rodada do Brasileirão, Macedo foi liberado pelo Flu.

No Beira-Rio, após a saída de Jorge Macedo, o cargo ficou vago. O enxugamento do departamento de futebol, sem um profissional remunerado e voz ativa, é um dos erros elencados para explicar a derrocada do time ao longo da temporada.

Quer receber notícias do Internacional de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.