Topo

CBF lista erros de arbitragem e cita pênalti não marcado contra Corinthians

Do UOL, em São Paulo

16/05/2017 19h22

A CBF divulgou nesta terça (16) uma lista de erros de arbitragem na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. A Confederação identificou equívocos em quatro jogos da rodada de abertura do nacional.

Foram encontrados equívocos nas partidas: Corinthians 1 x 1 Chapecoense; Cruzeiro 1 x 0 São Paulo; Grêmio 2 x 0 Botafogo; Avaí 0 x 0 Vitória.

Segundo a análise, o árbitro errou ao não marcar pênalti em lance que a bola bate no braço de um jogador do Corinthians contra a Chapecoense. "Decisão equivocada da arbitragem: O jogador defensor (Gabriel) pratica uma infração ao lançar-se na bola de forma deliberada. A jogada não foi caracterizada como ataque promissor", descreve a CBF.

Na partida entre Avaí e Vitória, a confederação cita a tesoura sofrida pelo jogador do Avaí Junior Dutra dentro da área, caracterizando pênalti. "Descrição do lance: Jogador defensor comete uma infração temerária (tesoura) contra o adversário dentro da área ao disputar a bola. Árbitro nada marca. Aplicação da regra: O jogador defensor que comete uma infração temerária dentro da área penal deve ser punido com tiro penal e cartão amarelo", diz a CBF.

Em Cruzeiro x São Paulo, a Confederação Brasileira de Futebol cita um impedimento marcado de forma equivocada. "Aplicação da regra: Jogador defensor que joga deliberadamente a bola para seu adversário em posição de impedimento nada deve ser marcado".

Na vitória do Grêmio contra o Botafogo, a CBF cita o desvio de Luan no segundo gol do Grêmio. O jogador colocou a mão na bola e o juiz validou o gol. "Descrição do lance: Jogador atacante toca a bola com a mão alterando sua trajetória. Árbitro valida gol. Aplicação da regra: Jogador que toca deliberadamente a bola com a mão deve ser punido com tiro livre direto contra sua equipe", escreve a CBF.