Topo

Nova determinação da CBF rende 3 punições a reservas 'invasores' nos gols

Sidão recebeu o amarelo por "abusar" na comemoração do gol, segundo nova regra da CBF - Ronny Santos/Folhapress
Sidão recebeu o amarelo por 'abusar' na comemoração do gol, segundo nova regra da CBF Imagem: Ronny Santos/Folhapress

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/05/2017 17h05

Desde o início do mês, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) orienta os árbitros a punirem com cartões amarelos jogadores reservas e substituídos que comemorarem gols dentro de campo. Somente nesta terceira rodada de Campeonato Brasileiro, três atletas acabaram advertidos por infringirem a nova determinação da entidade máxima do futebol nacional.

Os nomes de Sidão (São Paulo), Hudson (Cruzeiro) e Thallyson (Sport) foram registrados nas respectivas súmulas dentro do item que aponta as advertências das partidas. Jogadores do banco de reservas agora são proibidos de entrar em campo para comemorarem gols das suas equipes.

Os clubes receberam a determinação da CBF há pelo menos 15 dias, antes do início do Brasileirão. No entanto, apenas nesta terceira rodada os árbitros optaram por uma maior atenção a esta determinação; Hudson, Sidão e Thallyson foram os primeiros punidos.

Todos carregavam a mensagem padrão nos documentos divulgados pela confederação: “Motivo: A8. Comemoração de um gol - Por invadir o campo de jogo para comemorar após o gol da sua equipe”. 

Sidão descumpriu a nova regra da CBF ao comemorar o gol anotado por Lucas Pratto, o primeiro do São Paulo no clássico contra o Palmeiras. O cartão ao goleiro veio imediatamente após a abertura do placar no Morumbi – o time tricolor venceu por 2 a 0.

Já Hudson acabou substituído na vitória por 1 a 0 do Cruzeiro sobre o Santos, em plena Vila Belmiro. Do banco de reservas, o volante comemorou o gol de Thiago Neves e também recebeu o cartão de maneira imediata.

Thalyson, opção de Daniel Paulista durante o segundo tempo do triunfo por 4 a 3 do Sport sobre o Grêmio, foi advertido por festejar em campo o gol de Matheus Ferraz, o segundo do Sport na partida – os gaúchos chegaram a abrir 2 a 0 na Ilha do Retiro.