Topo

CBF atende pedido do Grêmio e adia jogo com a Chape para quinta

Delegação do Grêmio chegou a ficar no aeroporto esperando voo nesta terça-feira - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Delegação do Grêmio chegou a ficar no aeroporto esperando voo nesta terça-feira Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Pedro Ivo Almeida e Jeremias Wernek e Daniel Fasolin

Do UOL, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e Chapecó

06/06/2017 18h13Atualizada em 07/06/2017 13h06

A CBF decidiu adiar a partida entre Chapecoense e Grêmio válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo acontecerá na quinta-feira (08), às 20h, na Arena Condá. 

A confirmação ocorreu ainda na noite desta terça, através do site da entidade. A alteração teve ainda concordância da TV Globo - através da Globosat. 

Com o impasse por conta de deslocamentos até Chapecó (SC), a CBF afirmou ainda que colocará um ônibus à disposição do Grêmio - caso haja novo problema para chegar a Chapecó.

"A CBF está adiando a partida para quinta-feira às 20h00 para preservar a integridade física dos atletas de ambas as equipes e todos os conceitos previstos no Art. 1º do RGC. Cumpre-nos esclarecer que a CBF está disponibilizando um ônibus para a equipe do Grêmio tendo em vista a possibilidade de permanecermos com pouca visibilidade para pousos e decolagens no aeroporto de Chapecó”, justificou a Confederação.

Até as 18h, a Chapecoense afirmava que não fora informada oficialmente. E, depois de sinalizar posição favorável ao novo agendamento da partida, o clube oficializou que era defensor da data original. Ou seja, não queria a remarcação do jogo. A CBF, porém, bateu o martelo e publicou a mudança às 19h30.

De acordo com o Regulamento Geral de Competições da CBF, somente o mandante do jogo poderia pedir o adiamento. Para convencer a CBF, o Grêmio entregou laudo da companhia Azul, que cancelou voo fretado até Chapecó. Também entregou relatório meteorológico e citou insegurança com trajeto via terrestre por acidente com seus funcionários, na manhã desta terça-feira (6).

O veículo, com quatro funcionários do Grêmio e um supervisor de logística terceirizado, sofreu um acidente no caminho e capotou. Ninguém se feriu gravemente. 

“Força maior em decorrência das condições climáticas que inviabilizam pousos e decolagens na cidade de Chapecó, a fim de preservar a competição e seus conceitos contidos no Art. 1º do Regulamento Geral das Competições (RGC), conforme sequência de eventos descrita abaixo. a) A equipe da Chapecoense atuou no último domingo, dia 04/06 às 19h00 contra o Cruzeiro, em Minas Gerais. Seu voo estava programado para as 13h45 de segunda-feira, com previsão de chegada às 18h25 na cidade de Chapecó. Apenas no dia de hoje, terça-feira, o clube consegue se deslocar e aterrissar em Porto Alegre às 14h30, seguindo imediatamente via terrestre (ônibus) para Chapecó, com previsão de chegada às 23h00, ou seja, 29 horas depois do horário original de chegada e 22 horas antes do horário originalmente marcado para a partida. b) A equipe do Grêmio, tinha previsão de decolagem às 15h00 de Porto Alegre mas recebe, por volta das 16h00, a confirmação (em anexo) de que não seria possível decolar para Chapecó na data de hoje. Sendo assim, o clube Gaúcho teria que se deslocar também via terrestre para Chapecó, algo que faria com que chegasse em Chapecó por volta de 1h00 (madrugada), ou seja, mais ou menos 9 horas depois do horário programado para a chegada em Chapecó e 20 horas antes do horário originalmente marcado para a partida", explicou a CBF, no ofício que adiava o jogo.

Mas não foi apenas isso: a Confederação também estava preocupada com o deslocamento da arbitragem até Chapecó. A entidade entendeu não ter como garantir a presença para a realização do jogo até quarta-feira (7).

A Chapecoense também sofreu com as condições climáticas. O elenco conseguiu voltar para Chapecó apenas nesta terça depois da partida contra o Cruzeiro em Belo Horizonte no último final de semana. Por causa do mau tempo, o avião da Chape precisou arremeter e foi desviado de Passo Fundo para Porto Alegre. O restante da viagem aconteceu de ônibus.