Topo

Com gol solitário de Fred e defesas de Victor, Atlético-MG vence o Avaí

Fred pediu para a torcida bater palmas para o lateral Alex Silva - Victor Martins/UOL Esporte - Victor Martins/UOL Esporte
Fred pediu para a torcida bater palmas para o lateral Alex Silva
Imagem: Victor Martins/UOL Esporte

Victor Martins

Do UOL, em Belo Horizonte

07/06/2017 21h17

Não foi nada fácil para o Atlético o jogo como Avaí, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, no Independência. Mesmo atuando em casa, a equipe mineira esteve muito perto de sofrer um gol. Não fosse a grande atuação de Victor, a primeira vitória na competição poderia não ter saído contra o Avaí. Se Victor pegou tudo, Fred garantiu os três pontos ao fazer o gol do triunfo do Atlético sobre o Avaí, por 1 a 0.

Com a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, o Atlético deixa a zona de rebaixamento, após uma rodada. O próximo compromisso é com o Vitória, domingo, em Salvador. Já o Avaí, que pode terminar a rodada entre os quatro piores do Brasileirão, também volta a campo no domingo, quando recebe o Flamengo, na Ressacada.

Fred fez o gol e pediu palmas para Alex Silva

Sem fazer gols nos primeiros quatro jogos do Campeonato Brasileiro, Fred acabou com o jejum logo na primeira finalização diante do Avaí, aos 16 minutos do primeiro tempo. O camisa 9 marcou de cabeça após ótimo cruzamento de Alex Silva. A comemoração foi uma homenagem ao companheiro de clube, que fez apenas o segundo jogo na temporada 2017. Fred pediu para a torcida bater palmas para o lateral, que estava emprestado o América-MG e retornou à Cidade do Galo após a contusão de Carlos César.

E o lateral mereceu as palmas da torcida

Revelado pelo próprio Atlético, Alex Silva já foi bastante questionado outras vezes. Depois de ser emprestado para Sport, Ferroviária-SP e América-MG, o lateral voltou à Cidade do Galo para suprir a carência momentânea de lateral direito. Um bom jogo diante do Palmeiras e outra boa atuação contra o Avaí. Partida que mereceu aplausos além da assistência para o gol de Fred. Alex Silva foi firme na defesa e participou de outras boas jogadas ofensivas.

Valdívia vai bem na estreia em BH, apesar da furada

Aos 12 minutos da etapa inicial o meia Valdívia teve a chance de fazer o primeiro gol com a camisa do Atlético. Após cruzamento de Robinho, a defesa do Avaí não conseguiu tirar a bola da área e o rebote ficou com Valdívia. Mas o camisa 20 furou. O que acabou se tornando um detalhe se comparado com a boa atuação na estreia em Belo Horizonte pelo Atlético. Atuando centralizado, na função que é de Cazares, Valdívia se movimentou bastante, deu velocidade ao time e deu bons passes, criando chances de gol.

Erazo volta como titular após seis

Desde o dia 7 de dezembro que Erazo não era titular do Atlético-MG. A última vez foi na decisão da Copa do Brasil, contra o Grêmio, em Porto Alegre. Desde então o zagueiro fez um trabalho especial para ficar em condições de jogo, já que estava com dores no joelho direito. Como Felipe Santana foi poupado por Roger Machado, por causa da sequência de jogos, o defensor equatoriano fez sua estreia como titular em 2017. Aliás, foi apenas o segundo jogo de Erazo no ano. Após um começo inseguro, nos primeiros minutos, o zagueiro se encontrou na partida.

Nada de retranca. Avaí começou o jogo no ataque

Antes de a bola rolar, os jogadores do Atlético aguardavam mais um adversário bastante fechado no Independência, assim como aconteceu com Fluminense e Ponte Preta. Mas o Avaí surpreendeu e começou o jogo no ataque. Tanto que nos dez primeiros minutos a equipe catarinense já tinha criado três boas chances. Na melhor delas, aos dois minutos, Juan recebeu de Marquinhos e ficou sozinho com Victor, que fez uma grande defesa.

Descanso forçado para Fábio Santos contra o Vitória

Nenhum outro jogador do Atlético atuou mais em 2017 do que Fábio Santos. Sem em número de partidas ou em minutos em campo, o lateral esquerdo é o recordista do time mineiro nesta temporada. Questionado sobre a sequência de jogos, Fábio Santos disse que seguia conversando com a fisiologia a respeito, sobre o momento de ter um descanso. E vai ser contra o Vitória, neste domingo, às 16h, em Salvador. O camisa 6 recebeu cartão amarelo diante do Avaí, o terceiro dele na competição e está suspenso.

Sem apagões, mas muitos sustos nos atleticanos

Se contra Fluminense e Ponte Preta o Atlético sofreu apagões, sofreu dois gols em cada partida em intervalos de três e dois minutos, respectivamente, isso não se repetiu contra o Avaí. Mas não significa que o jogo tenha sido tranquilo para o torcedor atleticano. Pelo contrário, a equipe catarinense conseguiu criar boas chances. Victor fez pelo menos três grandes defesas, além das jogadas que não foram finalizadas no rumo do gol.

Marlone reaparece no Atlético após 38 dias

Sem atuar desde o primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, contra o Cruzeiro, em 30 de abril, Marlone voltou a jogar nesta quarta-feira. Aos 20 minutos do segundo tempo o camisa 92 entrou no lugar de Robinho. No período em que Marlone ficou sem atuar, o Atlético disputou nove partidas. Mas por não estar inscrito na Libertadores e na Copa do Brasil, o meia ficou no banco de reservas em apenas cinco delas.

FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 1 X 0 AVAÍ

Data: 07/06/2017 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (de Brasília)
Motivo: 5ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Público: 12.648 presentes.
Renda: R$ 296.457,00
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Assistentes: Luiz Cláudio Regazone (RJ) e Eduardo de Souza Couto (RJ)
Cartões amarelos: Fábio Santos, Yago e Elias (CAM) Lourenço (AVA)
Gol: Fred aos 16 minutos do primeiro tempo

ATLÉTICO-MG
Victor, Alex Silva, Erazo, Gabriel (Rodrigão, no intervalo) e Fábio Santos; Rafael Carioca, Yago, Elias e Valdívia; Robinho (Marlone, aos 20 do 2º) e Fred (Rafael Moura, aos 15 do 2º).
Treinador: Roger Machado.

AVAÍ
Kozlinski, Leandro Silva, Alemão, Betão e Capa; Luan, Simião (Lucas Otávio, aos 35 do 2º), Juan e Marquinhos (Vinícius Pacheco, aos 27 do 2º); Lourenço (Willians, aos 17 do 2º) e Romulo.
Treinador: Claudinei Oliveira.